Sem categoria

Franceses sairão às ruas contra lei anti-imigrantes

A organização não governamental francesa Movimento contra o Racismo e pela Amizade entre os Povos (MRAP) chamou uma manifestação para terça-feira (24) em protesto contra os Centros de Retenção Administrativa (CRA) de imigrantes sem documentos.

A convocação ocorre depois do incêndio que ocorreu ontem no CRA de Vincennes, localizado nas cercanias da capital ao leste, que deixou um saldo de aproximadamente 20 feridos leves e grandes estragos na instalação. Cerca de 50 detidos fugiram, também informaram as autoridades.



Segundo fontes do lugar, o fogo foi provocado pelos próprios internos, em desacordo pela morte de um tunisino no último sábado, vítima de um ataque cardíaco, que seria expulso de acordo com a decisão de um tribunal de apelações de Paris.



No comunicado, a MRAP assegura que “esta e outras mortes respondem à política obsessiva e desumana que criminaliza a imigração”.



Em sua convocação para o protesto de amanhã, a organização mostra sua solidariedade com a expressão de rebeldia que ocorreu no centro e insta ao protesto a todos aqueles que considerem aos CRA uma vergonha para a República.



“Convocamos todas as organizações que recusam a política de criminalização da imigração bem como a imunda obsessão de cifras do Ministério do Interior, das quais são conseqüências os últimos acontecimentos de Vincennes”, diz a nota.