Forró Caju é destaque em programação nacional

Aracaju e Estância, município distante 68 quilômetros da capital, foram as duas cidades cujos festejos juninos foram mostrados para todo o Brasil na noite desta quinta-feira, dia 26 de junho, através do Jornal Nacional, da Rede Globo de Televisão. Essas d

Na matéria exibida esta noite, Francisco José, jornalista responsável pelas matérias produzidas para a série, falou ao vivo do camarote da TV Sergipe (afiliada da Rede Globo) montado na arena do Forró Caju. Imagens aéreas da praça de eventos Hilton Lopes e do show da banda Cavaleiros do Forró foram mostradas.


 


“No centro histórico de Aracaju, durante 15 dias acontece o Forró Caju, a maior festa junina de Sergipe. A praça, que fica entre os três mercados públicos da cidade, foi decorada com 600 mil bandeirinhas. Muitas cores para receber quem vem curtir os shows ou simplesmente dançar”, destacou o jornalista.


 


Foi de lá que ele chamou a matéria sobre o barco de fogo produzido em Estância, pela jornalista Carla Suzane. O barco de fogo é uma tradição de mais de 80 anos e foi classificada na matéria como uma verdadeira obra de engenharia. O barco de fogo, que foi inventado pelos pescadores da cidade, virou não só marca registrada da localidade, mas orgulho do povo estanciano. De fabrico artesanal, são feitos por ano cerca de 500 unidades.


 


O Brasil todo ficou sabendo que o famoso barco de fogo é fabricado com madeira, papel colorido e fogos de artifício; que depois de pronto é fixado num arame de 300 metros, por onde a invenção desliza na horizontal, e que sua velocidade depende do rojão das espadas e busca-pés, que dão o impulso.


 


Na matéria de Carla Suzane foram mostrados os bacamarteiros de Estância, responsáveis por anunciar a chegada do São João. Também foi abordada a mudança de profissão dos pescadores, que por conta dos festejos do mês de junho passam a fabricar espadas, busca-pés, chuvinhas e “mijões”.


 


”O fogo é um louvor e, na cidade de Estância, a invenção de um sergipano deixa ainda mais iluminadas as noites de mês de junho. É o espetáculo único do barco de fogo. Veloz, o barco desliza pelo fio de arame e bastam alguns segundos para a explosão de cores e luzes que hipnotiza”, disse Carla Suzane em sua matéria.


 


A equipe que está realizando a série especial de reportagens esteve antes de Aracaju em Campina Grande (Paraíba), Caruaru (Pernambuco) e Fortaleza (Ceará). Da capital nordestina da qualidade de vida o grupo segue para São Luís, no Maranhão.