Aracaju reúne Núcleos de Produção Digital de todo o país para evento

Na próxima quinta-feira, dia 10, representantes de todos os núcleos de produção digital do país estarão em Aracaju participando de uma avaliação sobre os trabalhos do núcleo de cada estado. O encontro, que acontecerá no Núcleo de Produção Digital Orlando

A coordenadora pedagógica do NPDOV, Diane Veloso, conta que durante a reunião, que vai das 8h30 às 17 horas, os representantes dos 11 Estados do Brasil que possuem núcleos trocarão informações e experiências. “Vamos fazer uma avaliação dos trabalhos dos Núcleos, ver como estão funcionando em cada estado e comparar os processos em cada um deles, que por sinal já verificamos que são bem diferentes”, explica.


 


Diane destaca o apoio da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) em relação à estrutura física do NPDOV, o que confere a este um diferencial em relação a outros núcleos espalhados pelo país. “Em Aracaju o projeto está indo muito bem, e já foi até alvo de elogios em uma reunião que tivemos em Brasília. O nosso núcleo e o do Ceará, por exemplo, estão em estágios avançados. O projeto está funcionando quase como deveria, com algumas dificuldades, claro, como a de equipamentos que ainda vão chegar do Ministério”, diz Diane Veloso.


 


Ela conta ainda que esse prazo de entrega de alguns equipamentos será um dos pontos discutidos com o secretário do Audiovisual no próximo dia 10. A programação do encontro conta ainda com a exibição dos filmes contemplados no edital n° 01 do Audiovisual. 


 


As exibições, restritas a convidados e aos participantes do encontro, serão a partir das 20 horas no Cinemark. Os filmes contemplados são Areia Branca (Júlia Fernandes Marques); O Assunto é Cinema (Fábio Rogério Rezende de Jesus); O Retorno do Submarino Alemão (Rubens Araújo de Carvalho); Sensacional (Deborah Simão Gomes Fernandes) e Você Conhece Laconga? (Sérigio Borges).


 


NPDOV


 


O Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira foi fundado há quase dois anos através da parceria entre a Prefeitura de Aracaju e o Ministério da Cultura. O espaço tem por finalidade apoiar a produção independente local, bem como a inclusão digital e a qualificação de profissionais da área.


 


Também são oferecidos no local cursos de formação e capacitação em audiovisual, oficinas, cineclube, mostras, fórum e workshops, além de salas de aula, DVDteca, ilhas de edição e laboratórios de fotografia, áudio e vídeo.