Sem categoria

Em Itabuna, PT e PCdoB lançam chapa conjunta para prefeito

A convenção do PCdoB em Itabuna, na região Sul da Bahia, que aconteceu na noite de segunda-feira (30), no Recanto dos Comerciários, homologou a candidatura do vereador Luís Sena (PCdoB) a vice-prefeito na coligação “Por Amor a Itabuna”, encabeçada por Juç


O evento contou com a participação de diversas lideranças políticas da região que apóiam a chapa Juçara/Sena, como o representante do PPS, Otoniel Santos; a diretora da Direc 7 e dirigente do PT, Miralva Moitinho; o presidente do PMN, Carlito do Sarinha, dentre outros.


 


O presidente do PCdoB em Itabuna, Ramon Cardoso, abriu os trabalhos saudando os presentes, destacando a força da militância comunista e afirmando que “a união das forças progressistas em Itabuna, em parceria com os governos estadual e federal, derrotará os oportunistas e as forças do atraso nas eleições de outubro”.


 


Cidade abandonada
Luís Sena fez um diagnóstico do estado em que se encontra a cidade de Itabuna. “Os bairros estão abandonados, as ruas estão esburacadas, a saúde, que já foi referência no estado, está um caos. A nossa coligação defende um projeto novo para Itabuna, com geração de emprego e renda, desenvolvimento sustentável e fortes investimentos em áreas como educação, saúde, cultura e esporte com inclusão social”. Sena disse ainda que se orgulha de fazer parte de uma chapa majoritária encabeçada por uma mulher de luta.


 


Juçara não poupou elogios à combatividade e ousadia do PCdoB. “Sempre admirei este partido pela sua história de lutas, seriedade e compromisso com o desenvolvimento de Itabuna”. Em 2000 e 2004 o PCdoB esteve à frente da Secretaria de Indústria, Comércio, Agricultura e Turismo do governo Geraldo Simões e deixou sua marca de competência e seriedade com a coisa pública.


 


Juçara também lembrou que quando as forças conservadoras tentaram responsabilizar seu esposo Geraldo Simões por ter trazido a vassoura-de-bruxa para a região, “o PCdoB foi um dos poucos partidos que se levantou contra aquela ofensiva e isso eu nunca vou esquecer”, afirmou a candidata.


 


O vereador Wenceslau Junior, que é membro da Comissão Política Estadual do PCdoB, afirmou que tem convicção no êxito do partido em Itabuna, com a eleição de Juçara e Sena e da chapa própria de vereadores, mas também em outras cidades da região onde o PCdoB terá candidatos a prefeito, como Ubatã e Itacaré.


 


A eleição em Itabuna promete ser acirrada. Desde 1988 o poder executivo municipal estava sendo alternado entre Geraldo Simões (PT) e o atual prefeito Fernando Gomes (DEM). Enquanto Simões administrou a cidade duas vezes (1992 e 2000), Gomes está no seu terceiro mandato como prefeito de Itabuna (1988, 1996 e 2004). Dessa vez nenhum deles será candidato.
 


Sete coligações devem disputar o executivo municipal. O deputado estadual Capitão Fábio encabeça a chapa do PMDB, que tem a professora Acácia Pinho (PRB) como vice. Outro capitão, o Azevedo (atual vice-prefeito), é o candidato do DEM.
 


O PSB homologou a candidatura a prefeito do presidente da Câmara de Vereadores e médico Edson Dantas, mas o partido está dividido. PSDB, PSOL e PSTU também terão candidaturas a prefeito.


 


Apesar da grande quantidade de candidaturas a disputa deve ser polarizada entre Juçara Feitosa e o Capitão Fábio


 


Ubatã  e Itacaré


 


A Convenção do PCdoB em Ubatã, município do Vale do Rio de Contas, aconteceu no sábado 28/06 e confirmou a candidatura a prefeito de Agilson Muniz. Agilson, que ficou à frente da prefeitura por um curto período garantiu o apoio de oito partidos (PT, PV, PSB, PPS, PTC, PMN, PTB e PRP). O candidato a vice será Expedito Rigor, do PSB.


 


Candidato da base política de apoio a Lula e Wagner, Agilson tem experiência na gestão pública e  no curto período que administrou a cidade tem o reconhecimento do funcionalismo e fornecedores pela atualização dos pagamentos em atraso, até mesmo de governos anteriores.


 


Já em Itacaré, o vereador Antonio de Anízio do PCdoB foi homologado candidato à prefeito na convenção do seu partido realizada no domingo (29/06). O pequeno empresário Ró será o vice. Antonio de Anízio preside a Câmara Municipal e é vereador por cinco mandatos. A coligação é formada pelo PCdoB, PSC, PRB e PSDB e terá 36 candidatos a vereador.


 


De Itabuna,
Luiz Carlos Junior, com informações do Portal Plural