Intelectuais e artistas assinam carta aberta ao Governo do Estado

O movimento iniciado pelo Coletivo Camaradas contra a exclusão dos artistas locais da Expocrato  toma dimensão e ganha apoio de nomes  importantes da intelectualidade e do mundo artístico.

A Carta Aberta ao Governador  veiculada e distribuída em massa pela internet  é assinada por nomes como: Abidoral Jamacaru, Auci Ventura, Arice Morais, André Ferreira  – Banda Liberdade e Raiz, Luciano Brayner e Amelia Coelho  – Zabumbeiros Cariris, Alvaro Holanda, Francisco Di Freitas, Claudio Reis, Ermano Morais, Hamurabi Batista, Alessandra Bandeira, Alexandre Lucas, Carlos Henrique –  Banda Missão Miranda, Jean Alex – Banda Sol na Macambira, Paulo Bento, João do Crato, Dihelson Mendonça, Maércio Lopes, Carlos Henrique, Franklin Lacerda – Coletivo Malungo, Shirley França – Carroça de Mamulengos, Luiz Augusto Bitu, Fatinha Gomes, Carlos Rafael Dias, Ricardo Correia,  Francisco Saraiva – Banda Herdeiros do Rei, Lamar Tavares, Frederyck  Sidon, Ulisses Germano, Alemberg Quindins – Fundação Casa Grande, além de carta de apoio da AFAC – Associação dos Filhos e Amigos do Crato.

De acordo com os integrantes do movimento, a luta não se resume à conquista de um espaço para os artistas locais, mas a defesa da democratização da música para conjunto da população que é refém da indústria cultural e não tem a opção de conhecer outros estilos musicais e acrescentam que a questão não se trata de arte pela arte, mas do direito das camadas  populares terem acesso a pluralidade e diversidade artística,  qual não deve ser privilegio das elites, dos artistas e intelectuais.

O Coletivo Camaradas deverá receber ainda essa semana cartas de apoio de diversas entidades ligadas aos movimentos sociais, culturais e juvenis. Para os integrantes do  Coletivo Camaradas não se trata também de estabelecer como critério artistas locais ou bandas, pois grande parte das bandas da industria cultural são do Cariri, no caso bandas de “Forró Eletrônico” ou “forró pasteurizado” que fazem apologia ao machismo, a homofobia, a bestialidade, a violência e as drogas.

Vereadores do Crato ainda não se manifestaram

Os vereadores do Crato ainda não se posicionaram em relação a questão. No entanto, O Coletivo já solicitou formalmente duas vezes o posicionamento dos parlamentares municipais sobre o caso. A próxima reunião dos artistas será no dia 07, segunda-feira, às 18h30, na Camara Municipal do Crato.

Informações adicionais nos blogs:
WWW.coletivocamaradas.blogspot.com
WWW.blogdocrato.blogspot.com

Carta da AFAC – ASSOCIAÇÃO DOS FILHOS E AMIGOS DO CRATO em defesa dos artistas locais

Amigo Dihelson,

Vimos acompanhando de perto a árdua luta dos artistas cratenses por espaço na maior festa popular do nosso município. Observamos que al longo dos anos a nossa festa se enche de motivos alheios à nossa história, à nossa cultura e ficamos a nos perguntar: Ainda somos a “Terra da Cultura”? Se formos, onde ela andará?

Nós que fazemos a AFAC – Associação dos Filhos e Amigos do Crato temos uma opinião muito clara à chegada desses motivos estranhos aos nossos valores: eles são bem vindos e até certo ponto necessários, desde que não tomem o lugar dos nossos motivos culturais. São bem vindos porque a nossa festa é regional como o próprio nome diz – EXPOSIÇÃO CENTRO NORDESTINA DE ANIMAIS E PRODUTOS DERIVADOS, mas não podemos substituir aquilo que é nosso.

No entanto, ao longo do tempo, assistimos o sufocar de muitas de nossas tradições as quais sempre estiveram presentes à festa. Aqui falamos especificamente da situação dos músicos e dos grupos populares como chamam as elites. Quer seja pelo curto e mal aparelhado espaço dado a estes artistas, quer seja pelo curto e desrespeitoso aparelhamento e espaço cedido aos músicos da região.

O protesto que ora vemos, embora heróico, veio com muito atraso. Talvez fruto da passividade do cratense, pois somos gente ordeira e responsável. Porém, já devíamos ter levantado essa bandeira muitos anos antes, pois sabemos que esse problema e essa pendenga são antigos. Mesmo assim somos da opinião de que “ANTES TARDE DO QUE NUNCA”.

É necessário destacar que a cidade de Crato é conhecida nacionalmente pelo talento e qualidade profissional dos nossos artistas e pela beleza e singularidade das nossas manifestações populares. São eles que levam o nome do Crato aos mais longínquos recantos desse país, e do mundo. A Banda Cabaçal dos Irmãos Anicetos se apresentaram em Paris, capital mundial da cultura, ano passado. Os nossos artistas são os grandes responsáveis pelo título que temos de “TERRA DA CULTURA”. Portanto, esse desrespeito é injusto e descabido.

Por esse motivo, nós que fazemos a AFAC – ASSOCIAÇÃO DOS FILHOS E AMIGOS DO CRATO, entidade que congrega filhos e amigos do Crato residentes em Fortaleza-Ceará, queremos neste ato, unir forças com todos aqueles que direta ou indiretamente conjuminam da idéia de que a comissão organizadora da EXPOCRATO tem o dever de assumir o compromisso e a responsabilidade de abrigar de forma respeitosa e profissional atrações regionais e, principalmente, shows e apresentações de artistas da cidade de Crato, no palco principal da festa da Exposição (EXPOCRATO). Não queremos exclusividade no espaço, queremos somar. O Crato merece ver os seus filhos participarem da sua festa maior.

AFAC – ASSOCIAÇÃO DOS FILHOS E AMIGOS DO CRATO

Fonte: Coletivo Camaradas