Lula Morais diz que eleitor precisa ficar atento a propostas enganosas
O líder do PCdoB na Assembléia Legislativa, deputado Lula Morais, pronunciou-se, na sessão plenária desta terça-feira (08/07) , para dizer que o eleitorado brasileiro deve ter cuidado com os candidatos que fazem falsas promessas no período de campanha com
Publicado 09/07/2008 11:59 | Editado 04/03/2020 16:36
Lula falou que, de início, se assustou com a manchete do periódico intitulada “Começa a campanha: proteja-se!”. No entanto, quando leu o material, percebeu que se tratava de reportagens explicativas, uma espécie de guia educativo, para elucidar a população sobre os “perigos” de votar em candidatos que não têm propostas condizentes com o panorama político dos municípios. “Mostra que as pessoas devem se proteger daqueles que fazem campanha de forma enganosa, no sentido de ludibriar os outros”, afirmou.
O comunista considerou a iniciativa do jornal interessante e alertou a população a não vender votos em troca de benefícios próprios. Para ele, o crime da compra de votos acontece não só porque alguém se dispõe a vender, mas porque tem quem queira pagar por ele, fato que, segundo o deputado, tende a se agravar nos anos de eleição, por conta da cultura de que isso é natural.
Lula se disse vítima de abordagens desse tipo, mas garantiu que jamais pagou para alguém votar nele. “Uma vez, uma senhora me procurou querendo que eu quitasse uma conta que ela me garantiria votos. Eu disse que não fazia isso”, assegurou, lamentando a atitude da eleitora e pedindo que as pessoas denunciem os candidatos que fazem isso para que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) abra investigação.
O líder partidário esclareceu que um vereador, por exemplo, jamais pode prometer aos eleitores que vai restaurar vias, construir postos de saúde ou escolas, porque isso não é prerrogativa dele, mas sim do Executivo municipal. Na opinião do parlamentar, casos assim mostram claramente como alguns candidatos tentam enganar o povo sem mostrar que o seu verdadeiro papel é elaborar leis em prol do interesse coletivo.
Lula Morais também pediu que o povo atente para a fidelidade partidária. Se um candidato passou por vários partidos, isso, conforme salientou, precisa ser observado, porque se não há coerência na história política, pode não haver propostas estruturadas. “Esse candidato precisa ser visto com cautela”, pontuou, reiterando a afirmação de que as pessoas não podem se deixar levar por propostas mirabolantes.
Para encerrar, o deputado ressaltou que a população precisa saber o que um candidato pode ou não fazer durante a campanha eleitoral, para que tenha condição de se posicionar de forma crítica diante das atividades realizadas. “Tem gente que promete o céu ou levar o eleitor para a lua”, considerou, complementando que os textos do jornal ajudam no fortalecimento da democracia.
Fonte: www.lulamorais.com.br