Estudantes de Aquiraz conhecem cultura indígena
Além das comunidades indígenas, alunos de escolas municipais de Aquiraz visitam quilombolas
Publicado 12/07/2008 16:41 | Editado 04/03/2020 16:36
Os adolescentes que participam do Grupo de Trabalho do Selo Unicef 2008, no município de Aquiraz, localizado na Região Metropolitana de Fortaleza, visitarão na próxima semana, de 15 a 18 de julho, as comunidades indígenas na localidade Lagoa Encantada, e Quilombolas, em Lagoa do Ramo. Durante todo o dia, das 9 às 16 horas, os adolescentes realizarão uma pesquisa de campo sobre os costumes, a cultura e o cotidiano de cada comunidade.
Os adolescentes são alunos das escolas municipais de diversas localidades do município, entre as quais: Iguape, Camará, Jenipapeiro, Patacas, Batoque e, também, de Tapera. Os estudantes foram divididos em dois grupos.
Fundamental
Para a articuladora do Selo Unicef no município, Elenir Lima, é de fundamental importância este contato direto dos adolescentes com as particularidades e diversidades culturais existentes em Aquiraz. O objetivo do projeto é fazer com que estes jovens vivam “um dia de índio e de quilombola”, disse ela.
O intuito é que os estudantes conheçam e entendam de perto cada comunidade. “Participaremos das refeições, dos trabalhos e das brincadeiras de cada povo, o que torna a visita uma experiência valiosa para cada participante”, ressalta a Elenir.
Programação
A programação acontece das 9 às 16 horas. No dia 15, será realizada visita à Lagoa da Encantada (comunidade indígena). Já no dia seguinte, a comunidade visitada será a quilombola, na Lagoa do Ramo. No dia 17, será a vez do segundo grupo visitar a Lagoa da Encantada, conhecer a comunidade indígena que vive neste local. No último dia, acontece visita à comunidade quilombola da Lagoa do Ramo.
Fonte: Diário do Nordeste