Estudantes de Aquiraz conhecem cultura indígena

Além das comunidades indígenas, alunos de escolas municipais de Aquiraz visitam quilombolas

Os adolescentes que participam do Grupo de Trabalho do Selo Unicef 2008, no município de Aquiraz, localizado na Região Metropolitana de Fortaleza, visitarão na próxima semana, de 15 a 18 de julho, as comunidades indígenas na localidade Lagoa Encantada, e Quilombolas, em Lagoa do Ramo. Durante todo o dia, das 9 às 16 horas, os adolescentes realizarão uma pesquisa de campo sobre os costumes, a cultura e o cotidiano de cada comunidade.


 


Os adolescentes são alunos das escolas municipais de diversas localidades do município, entre as quais: Iguape, Camará, Jenipapeiro, Patacas, Batoque e, também, de Tapera. Os estudantes foram divididos em dois grupos.


 


Fundamental


Para a articuladora do Selo Unicef no município, Elenir Lima, é de fundamental importância este contato direto dos adolescentes com as particularidades e diversidades culturais existentes em Aquiraz. O objetivo do projeto é fazer com que estes jovens vivam “um dia de índio e de quilombola”, disse ela.


 


O intuito é que os estudantes conheçam e entendam de perto cada comunidade. “Participaremos das refeições, dos trabalhos e das brincadeiras de cada povo, o que torna a visita uma experiência valiosa para cada participante”, ressalta a Elenir.


 


Programação


A programação acontece das 9 às 16 horas. No dia 15, será realizada visita à Lagoa da Encantada (comunidade indígena). Já no dia seguinte, a comunidade visitada será a quilombola, na Lagoa do Ramo. No dia 17, será a vez do segundo grupo visitar a Lagoa da Encantada, conhecer a comunidade indígena que vive neste local. No último dia, acontece visita à comunidade quilombola da Lagoa do Ramo.


 


 


Fonte: Diário do Nordeste