Sem categoria

Nova pesquisa Ibope mostra a força da candidatura de Manuela

A primeira pesquisa Ibope para a prefeitura de Porto Alegre, publicada na edição deste domingo (13) do jornal Zero Hora, mostra a candidata Manuela D'Ávila (PCdoB) em segundo lugar na preferência dos eleitores, junto com a candidata Maria

Outro dado da pesquisa é que Manuela apresenta o menor índice de rejeição dentre os candidatos. Lideram a rejeição o atual prefeito José Fogaça, com 31% dos eleitores declarando que não votariam nele de jeito nenhum, seguido do deputado Onyx Lorenzoni (DEM) e da candidata do PSTU, Vera Guasso.



 


 


A pesquisa IBOPE também simulou as possíveis disputas no segundo turno na capital gaúcha. Manuela D'Ávila vence em três dos quatro cenários pesquisados, e empata tecnicamente com o atual prefeito Fogaça.


 


Na pesquisa sobre expectativa de vitória, 30% dos entrevistados afirmam que Fogaça será o próximo prefeito, independentemente de suas preferências. Manuela tem 21% e Rosário, 18%. A pesquisa foi realizada entre os dias 8 e 10 de julho e ouviu 602 eleitores.


 


De tirar o fôlego



Segundo a colunista do jornal Zero Hora, Rosane Oliveira ''o empate entre Manuela DÁvila (PCdoB) e Maria do Rosário (PT), ambas com 19% das intenções de voto, mostra o quanto o PT perdeu espaço na capital gaúcha a partir de 2004''


 


A colunista analisou em seu blog que ''as simulações de segundo turno corroboram as previsões de que esta será uma eleição de tirar o fôlego. Fogaça e Manuela estão tecnicamente empatados (40% para ele, 38% para ela). Num confronto com Maria do Rosário, Fogaça faz 41% e a deputada, 36%. Na hipótese de um enfrentamento entre as duas que brigam palmo a palmo pelo segundo lugar, Manuela teria 37% e Rosário, 33%''.



De Porto Alegre
Gustavo Alves