Perpétua propõe acordo para pagar pensão de hansenianos

Falta de documentos prejudica 270 pacientes no Acre. Deputada propõe estudo entre Sesacre e Secretaria de Direitos Humanos.

 

A deputada Perpétua Almeida irá orientar o governo do Estado, através da Secretaria de Saúde, a firmar um estudo conjunto com a Secretaria Nacional dos Direitos Humanos para identificar os impasses que impossibilitam o pagamento de pensões aos doentes de hanseníase no Acre. A assessoria da deputada foi informada nesta segunda-feira que as solicitações feitas pelo Morhan em Brasília estão parados por falta de documentações que comprovem a internação destes pacientes nos hospitais colônia de Rio Branco e Cruzeiro do Sul. De um total de 300 requerimentos, apenas 30 foram aprovados até o momento. O coordenador do Morhan no Acre, Elson Dias, suspeita que “estes documentos foram extraviados durante a reforma dos hospitais”.


A deputada pedirá urgência na avaliação de cada caso. “Ficamos muito preocupados com a situação, uma vez que estas pessoas já têm idade avançadas e aguardam há muito tempo por um direito que é constitucional”, disse a deputada. Ela foi informada pela diretoria do Morhan em Rio Branco que muitos pacientes faleceram sem ter recebido a pensão, que é vitalícia no valor de um salário-mínimo.
Um funcionário da Secretaria Nacional de Direitos Humanos informou que “estes processos estão desacompanhados das cópias de fichas de internação compulsória, além dos prontuários assinados por médicos responsáveis”. Os pacientes que tiveram seus pedidos aprovados receberão o benefício até o mês de dezembro, retroativo a maio do ano passado.


Os estados que já assumiram esta preocupação festejam o pagamento das pensões. “O Acre também precisa resgatar essa dívida social com os hansenianos”, concluiu a deputada