Sem categoria

Partido do Povo reforça sua maioria após eleição no Camboja

O PPC (Partido do Povo cambojano), do primeiro ministro Hun Sen, venceu como se esperava as eleições legislativas deste domingo (27). Fontes próximas ao governo previam que a votação, com 70% de comparecimento (contra 83% em 2003), elevou a bancada do

O Partido de San Rainsy (PSR), que traz o nome de seu líder, oposicionista de centro-direita, teve um moderado avanço de duas cadeiras (de 24 para 26), depois de uma virulenta campanha contra o que chamou ''Estado mafioso''.

Rainsy acusou fraude, dizendo que 200 mil de seus eleitores não estavam inscritos, enquanto 100 mil mortos ou emigrados estavam, afirmando que ''Pnom Pen (a capital, onde segundo ele se concentraram as fraudes) corre o risco de ser um pequeno Zimbábue''. Mesmo assim, a esposa do oposicionista, Saumura Tioulong, proclamou que ''nesta noite entramos na categoria dos grandes partidos''.

Já os monarquistas, que se dividiram, despencaram de 26 deputados para apenas três. E o Partido dos Direitos do Homem passou a estar representado na Assembléia.

O triunfo do PPC foi facilitado por uma onda nacionalista, na seqüência de uma crise em torno do templo de Preah Vihear, no norte do país. A tensão quase levou a um confronto entre os exércitos do Camboja e da Tailândia – país vizinho, mais uma vez nas mãos de um regime militar pró-Estados Unidos.

Com 14 milhões de habitantes, encravado no centro-sul da Península da Indochina e muito pobre, o Camboja ficou conhecido no início dos anos 70 pela resistência que opôs à invasão norte-americana, no quadro da Guerra do Vietnã. Mas a vitória dos guerrilheiros, em 1975, deu lugar aos massacres do regime do Kmer Vermelho, que teriam custado 1,7 milhão de vidas. Em 1977, o Kmer Vermelho foi derrubado, com apoio de uma intervenção militar do vizinho Vietnã.

O regime local se estabilizou em 1989, quando as tropas vietnamitas se retiraram e capacetes azuis da ONU foram enviados ao Camboja. A eleição deste domingo foi a quarta desde então. Hun Sen, 57 anos, participa do governo desde o tempo da ocupação vietnamita e tornou-se primeiro ministro em 1985. O PPC origina-se do antigo Partido Comunista da Indochina, fundado por Ho Chi-min em 1930, para lutar contra o domínio colonial francês, e que deu lugar igualmente aos partidos hoje no poder no Vietnã e Laos.

Da redação, com agências