Decisão sobre envio de forças federais ao Rio fica para o dia 11
A decisão sobre o envio de forças federais ao Rio de Janeiro para garantir a segurança das eleições no estado só será tomada no dia 11 de agosto. O adiamento foi definido pelo ministro da Justiça, Tarso Genro, e os presidentes do Tribunal Superior Eleitor
Publicado 30/07/2008 20:35 | Editado 04/03/2020 17:05
Até o dia 11 de agosto, será feita uma avaliação dos resultados das providências que serão adotadas pelo TRE, anunciadas no dia 30. A Polícia Federal vai enviar na próxima semana ao Rio de Janeiro uma equipe de agentes para reforçar o combate às milícias e traficantes que querem impor seus candidatos nas eleições municipais de outubro, inclusive impedindo campanhas de candidatos nas comunidades e o trabalho da imprensa.
“Nossa constatação é de que num primeiro momento, a Força Nacional de Segurança não precisa ser solicitada. Há uma programação de trabalho dentro de um prazo curto, e daí verificamos as demais necessidades para preservar o direito das comunidades do Rio de Janeiro”, afirmou o ministro Tarso Genro.
O ministro da Justiça reiterou que o efetivo da Polícia Federal está “totalmente à disposição” para qualquer operação que vier a ser solicitada pela Justiça Eleitoral. “O trabalho de inteligência que a PF está – e vai continuar – fazendo é fundamental para a garantia dos direitos democráticos no processo eleitoral”.