Unegro/RJ comemora o Dia da Mulher Afro-Latino-Americana e Caribenha
Nesta quinta-feira (31), a Unegro do Rio de Janeiro vai comemorar o Dia da Mulher Afro-Latino-Americana e Caribenha. O evento acontecerá no Cedim (Conselho Estadual dos Direitos da Mulher), às 17hs. Também participarão do ato a OAB, o Fórum de Mulheres Ne
Publicado 30/07/2008 20:36 | Editado 04/03/2020 17:05
Na ocasião, a Unegro vai celebrar os 20 anos da entidade e homenagear Vera Agbara, do Bloco Afro Agbara Dudu, considerado o primeiro bloco afro do Rio de Janeiro. O vereador do Rio, Roberto Monteiro, entregará uma moção para celebrar o aniversário da Unegro, fundada em 14 de julho de 1988.
O Dia da Mulher Afro-Latino-Americana e Caribenha foi criado em 25 de julho de 1992, durante o I Encontro de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Afro-caribenhas, em Santo Domingos, República Dominicana, marco internacional da luta e da resistência da mulher negra.
O Bloco Afro Agbara Dudu surgiu com a característica de manter as tradições, mesmo fora do período de carnaval, assim como alguns blocos de Salvador o fazem, entre eles, Olodum, Ilê Aiyê e Araketu.