Casos de dengue diminuem no Ceará
Mais um mutirão de combate à dengue ocorre, hoje, em Fortaleza, com atividades em vários bairros.
Publicado 02/08/2008 11:16 | Editado 04/03/2020 16:36
O Ceará já registra 36.372 casos de dengue clássica em 2008, só perdendo para o ano de 1994 quando a epidemia atingiu mais de 47 mil pessoas em todo o Estado. A boa notícia é a diminuição do ritmo da doença. A semana encerrada ontem confirmou mais 1.293 casos do tipo clássico, de acordo com o boletim semanal divulgado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa).
Apesar da queda na incidência da dengue, o secretário Municipal de Saúde, Odorico Monteiro, defende a continuidade do trabalho de prevenção para evitar possíveis surtos da doença em 2009. Alerta, ainda, para a necessidade de vedar as caixas-d´águas, por serem criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.
Mais grave
O número de pessoas contaminadas pela dengue hemorrágica em todo o Estado subiu para 427, nove a mais que o total da semana anterior, quando haviam confirmados 418 casos. A incidência é maior em Fortaleza, acumulando 248 casos de janeiro até ontem. O tipo mais grave da doença também afetou residentes de outros 40 municípios cearenses.
Desde o início do ano, a dengue já provocou a morte de 18 pessoas, sendo 12 vítimas que contraíram a dengue hemorrágica e seis faleceram devido à complicação da dengue clássica. A semana encerrada ontem não confirmou mais nenhum óbito, embora a Sesa continue investigando outras 22 mortes. Ainda de acordo com o boletim da Sesa, os casos de dengue com complicação já somam 482 ocorrências, dos quais 309 ocorreram em Fortaleza.
A Capital cearense também lidera a incidência de dengue clássica, respondendo por 71,58% dos casos. O mosquito Aedes aegypti já infectou 26.034 pessoas desde o início do ano, Messejana é o bairro com maior infestação e onde já foram confirmados 1.535 casos do tipo mais simples da doença. Outros seis bairros apresentam mais de 600 ocorrências. São eles: Jangurussu, com 785 registros; Jardim das Oliveiras, com 728; Barra do Ceará, com 710; Mondumbim, com 656, e Bom Jardim e João XXIII, cada um com 621 casos.
Ações educativas
A SMS promove hoje, das 8 às 12 horas, novo mutirão da dengue. A Secretaria Executiva Regional I, por exemplo, distribuirá material educativo aos clientes e funcionários do Bompreço do Bairro Farias Brito. Já a SER II realizará abordagem sobre a dengue para os feirantes e clientes da feira livre da Rua Professor Murilo Silveira, s/n. A SER III fará visitas domiciliares nos quarteirões 68, 69 e 70 do Conjunto Tupinambá da Frota, no Antônio Bezerra, às margens do Rio Maranguapinho. A SER V fará pedágio educativo sobre dengue, no cruzamento da Avenida Godolfredo Maciel com Benjamim Brasil, em frente ao Carrefour, na Maraponga.
Fonte: Diário do Nordeste