Cebrapaz debaterá no Rio a reativação da Quarta Frota dos EUA

O Cebrapaz (Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz) debaterá, no dia 14, na Alerj, as conseqüências da reativação da Quarta Frota Estadunidense. O debate terá a presença da presidente do Cebrapaz e do Conselho Mundial da Paz, Socorro

A Quarta Frota ganhou notoriedade durante a Segunda Guerra Mundial, ao caçar submarinos nazistas nas águas do Atlântico Sul. Foi desmontada em 1950, mas agora foi reativada oficialmente e, em breve, vai começar a realizar exercícios no limite das águas territoriais da América Latina e do Caribe.



Recentemente, Socorro Gomes disse que “o anúncio da recriação da Quarta Frota, destinada a realizar missões navais agressivas nas regiões do Caribe, América Central e América do Sul, é uma grave ameaça à paz, à segurança e à soberania dos povos da nossa região. Com o restabelecimento da Frota, os EUA fomentam a militarização do continente, a corrida armamentista e a ameaça nuclear, já que ela é equipada com porta-aviões nucleares. Tal medida merece nosso mais veemente repúdio. É o que se espera dos governos progressistas, dos movimentos populares e das lideranças patrióticas de toda a região”.



O debate acontecerá às 18h30, no auditório da Alerj (prédio anexo) e conta com o apoio da Assembléia Legislativa, do Cebrapaz, do CMP e do Núcleo Interdisciplinar UFRJmar.