Murdoch, o magnata da mídia, quer comprar 'New York Times'

Rubert Murdoch, o terrível presidente e diretor-executivo da News Corp, almeja comprar o jornal The New York Times. Quem afirma é Michael Wolff, da Vanity Fair, em um artigo da edição de outubro da revista. Mais do que isso, Murdoch cheg

Segundo Wolff — que escreve uma biografia sobre o magnata dos meios de comunicação nascido na Austrália. —, o mesmo Murdoch que comprou em 2007 o jornal The Wall Street Journal adora fofocar agora sobre as notícias — e até repassa histórias. O empresário também vê sua própria família tomada pelo tipo de conflito interno que atingiu os Bancroft, que acabaram por vender-lhe o Journal.


 


Como ele poderia evitar esse panorama?, perguntou Wolff a Murdoch. “Ah, é simples. Eu não posso. Tudo o que posso fazer é adiar isso”, respondeu o empresário. Antes de alinhavar o acordo de compra do Journal, “durante uma hora mais ou menos”, Murdoch decidiu que a Merrill Lynch & Co Inc, atingida por problemas financeiros, estaria pronta para vender sua participação acionária de 20% na Bloomberg e que ele compraria o lote.


 


Esse acordo nunca se concretizou, mas Murdoch acabou por adquirir um dos jornais mais renomados dos Estados Unidos e agora volta suas armas para outro — o New York Times. “Obviamente, trata-se de algo irresistível para ele. Eu o vi analisar os números, planejar uma fusão com as operações de base do Journal e fantasiar sobre uma demissão em massa dos funcionários assim que ele ingressasse naquele templo sagrado”, escreveu Wolff.


 


A News Corp não pôde ser contatada para fazer comentários sobre o artigo.  Wolff conta também sobre um encontro, em meados deste ano, entre Murdoch, Roger Ailes, chefe do canal de TV Fox News (da News Corp), e o candidato democrata à Presidência dos Estados Unidos, Barack Obama.


 


Obama perguntou por que se incomodaria em até mesmo falar com Ailes, já que a Fox havia retratado o democrata como uma pessoa “suspeita, estranha e medonha”. Ailes respondeu que o canal de notícias talvez não tivesse tratado o candidato dessa forma se Obama tivesse aparecido na Fox.


 


“Uma trégua inicial, que pode ou não ter grande significado histórico, foi acertada naquele momento”, escreveu Wolff.  O jornalista acrescentou que, antes das prévias democratas em Nova York, perguntou a Murdoch sobre em quem ele, Wolff, deveria votar, e o empresário respondeu: “Obama — ele venderá mais jornais”.


 


Da Redação, com informações da Reuters