Dirigente do PCdoB denuncia fraude em pesquisa no Piauí

Uma pesquisa publicada nesta quinta-feira, dia 4 de setembro, no Jornal O Dia, edição de hoje, gerou uma polêmica das grandes. A pesquisa foi encomendada junto ao IPOP (Instituto Piauiense de Opinião Pública) e diz respeito à eleição para prefeito em P

A pesquisa foi registrada no Fórum de Piracuruca com o número registro 0086/2008. O resultado aponta que a primeira colocada, candidada Nivia (PSB) tem 58,0%, o segundo colocado, candidato Raimundo Louro (PCdoB) tem 34,67%, e os candidatos Dr. Mário (PSDB) e Chiquinho Magalhães (PMDB) surgem com 0,67% e 0,33% respectivamente.



No entanto, este resultado é contestado pelo secretário estadual de Segurança Pública Robert Rios Magalhães (PCdoB). Piracuruca é a sua cidade natal e ele apóia o candidato Raimundo Louro. Segundo ele, o resultado desta pesquisa divulgada nesta quarta-feira (3) é uma “fraude eleitoral” e designou os advogados do PCdoB a entrarem com uma ação na Justiça Eleitoral.



Robert Rios, que é primo da candidata Nívia, disse que houve todo um 'esquema' para a divulgação desta pesquisa. “O candidato Raimundo Louro estava na frente em todas as outras pesquisas eleitorais. E nesta, estranhamente, aparece em segundo lugar. Soubemos que os pesquisadores estavam no hotel do presidente da Câmara, que é ligada à candidata. Pra completar, eles saíram buscando a imprensa para divulgar a pesquisa”, afirmou.



O secretário disse que aliados da candidata saíram em busca de publicação da pesquisa nos jornais Meio Norte, Diário do Povo e O Dia. “No Meio Norte, houve até um bate boca porque não aceitaram publicar. E olha que é lá que se publica pesquisa IPOP. Já no Diário, eles nao publicam porque só colocam se for do DATAPOVO. E no O Dia, que geralmente só publica pesquisas do DATAZÊ e não do IPOP, foi o único que aceitou. É muito estranho”. Ele garante que é uma “fraude eleitoral” e ressalta que “nem registrada essa pesquisa foi”.



Outro lado



A reportagem do site 180graus conversou com o ex-prefeito de Piracuruca Raimundo Alves, que é esposo da candidata Nívia. Segundo ele, a acusação de que houve um “esquema” para publicação da pesquisa é uma tentativa frustrada do secretário Robert Rios de não reconhecer que o seu candidato perdeu em Piracuruca. “Isso é desespero. Quem está perdendo sempre diz alguma coisa, inventa história. A pesquisa foi devidamente registrada e autorizada pela Justiça Eleitoral”, assegurou.



Raimundo Alves disse ainda que a pesquisa só foi publicada no Jornal O Dia porque no Meio Norte não aceitaram. “Apesar de as pesquisas do IPOP geralmente só saírem no Jornal Meio Norte, infelizmente os diretores do jornal, Fenelon Rocha e Edilson Carvalho, disseram que receberam ordens superiores para não publicar a pesquisa. Nós então decididimos procurar outros jornais. Fomos ao Diário do Povo e o diretor Eulálio Damásio disse que só publica se for do DATAPOVO. Então fomos ao O Dia e publicamos a pesquisa”.



Fonte: 180graus