Brasil sinaliza que investirá em infra-estrutura no Paraguai
O diretor-geral brasileiro da usina binacional de Itaipu, Jorge Samek, entregou nesta quinta-feira (11) ao governo federal o projeto básico de uma linha de transmissão que ligaria Itaipu a Assunção (Paraguai). O plano, que ainda prevê uma subestação, está
Publicado 12/09/2008 11:29
O financiamento integra um pacote de “compensações” que os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Fernando Lugo discutirão em Brasília na próxima quarta-feira, quando da visita do paraguaio ao país.
Lugo fez da revisão dos preços de tarifas de Itaipu sua principal bandeira política, mas, nas últimas semanas, integrantes do governo paraguaio sinalizaram que essa não é mais uma exigência indiscutível e que o país aceitaria conversar com o Brasil sobre outras formas de compensação.
Nesta quinta-feira, Samek afirmou que considera o preço pago pelo Brasil ao Paraguai correto. “Defendo a posição de que estamos pagando um preço justo”. Segundo ele, a pauta que Lula e Lugo vão discutir na próxima semana tem cerca de 20 itens. Ressaltou que interessa ao Brasil estimular o desenvolvimento no país vizinho.
Da redação, com informações da Folha de S.Paulo