Banco Popular da China anuncia 1ª redução de juros em 6 anos

O Banco Popular da China anunciou nesta segunda-feira (15) que reduzirá as taxas de juros e o índice de reserva bancário “para garantir um crescimento econômico estável e rápido”. A partir desta terça-feira as taxas de juros dos créditos em iuanes (moeda

O abrandamento da inflação chinesa permitiu aos responsáveis proceder a uma redução da taxa de referência como forma de fazer face à turbulência financeira que aumenta os receios de uma queda das exportações do país.



Quanto ao depósito compulsório bancário (depósitos não suscetíveis a investimentos nem destinados a empréstimos), que em janeiro alcançou um recorde histórico de 17,5%, com cinco aumentos este ano para controlar a inflação, diminuirá um ponto percentual a partir de 25 de setembro, indo para 16,5%.



No entanto, as principais instituições do país que concedem empréstimos, como o Industrial and Commercial Bank of China, o Agricultural Bank of China, o China Construction Bank, o Bank of Communications e o Postal Savings Bank of China, não estão sujeitos ao novo ajuste do coeficiente de reserva.



Com o intuito de permitir a reconstrução da área devastada pelo terremoto de 12 de maio passado em Sichuan (sudoeste do país), o coeficiente de reserva será reduzido em 2 pontos percentuais para as instituições financeiras locais em áreas muito afetadas pelo fenômeno natural.



Estes ajustes são destinados a “solucionar problemas destacados nas atuais operações econômicas”, disse o banco em comunicado. Além disso, acrescenta que servirão também para “aplicar o princípio de oferecer diferentes políticas para diferentes necessidades e otimizar a estrutura econômica”.



Da redação, com agências