Bank of America desiste de ficar com ''mico'' do Lehman

O Bank of America, segunda maior instituição norte-americana em valor dos ativos, desistiu de resgatar o banco de investimento Lehman Brothers e negocia agora a compra da Merrill Lynch, segundo previsões da imprensa nova-iorquina na noite de domingo (14

A eventual compra da Merrill, pelo BofA, supõe uma operação por mínimo de US$ 38,25 bilhões, antecipava o New York Times. O Wall Street Journal também previu a incorporação-gigante, por um preço ainda maior, US$ 44 bilhões. Mas a tentativa de salvamento do Lehman Brothers, que animou os mercados no fim da semana passada, permanecia em um aparente impasse.

O Bank of America era tido como potencial comprador, mas a falta de garantias suficientes do Fed contra perdas potenciais fez com que ele recuasse. Outro gigante das finanças, o banco britânico Barclays, que também se apresentava como parte interessada, acabou por se retirar do processo de negociações.

Wall Street viveu um fim de semana de nervosas negociações envolvendo colossos como o UBS, Citigroup e JP Morgan, entre outros, nos escritórios do Fed. Corriam boatos de que o Lehman Brothers poderia ter sua quebra declarada ainda nesta segunda-feira.

O anúncio representaria um novo estágio na crise que nasceu no mercado imobiliário mas avançou para contaminar o mundo dos grandes bancos estadunidenses. O Lehman é o quarto maior banco de investimentos do país.

Da redação, com agências