Na reta final, intensificar o volume da campanha eleitoral do PCdoB

Texto de Milton Alves*

A campanha eleitoral entra na etapa decisiva da definição do voto do eleitor. Agora as atenções estão voltadas para a chapa majoritária e também para a chapa proporcional, ou seja, de vereadores. Com a adoção da urna eletrônica o aproveitamento do voto é quase que absoluto.


 


Neste momento – e faltam menos de vinte dias para o pleito – todo o esforço deve se dirigir para intensificar o volume das campanhas tanto ao nível das candidaturas majoritárias quanto ao nível das proporcionais.


 


Afirmação e ousadia do PCdoB


 


O Partido Comunista do Brasil –PCdoB experimenta, com ousadia e acerto, uma nova tática eleitoral em todo o país. Trata-se de um esforço político de maior afirmação da legenda do partido, do fortalecimento dos seus vínculos com o povo e da projeção de um amplo contingente de lideranças partidárias.


 


O partido lança candidatos majoritários em 189 cidades, incluindo oito capitais, e mais de oito mil candidatos a vereador por todo o país. O que sinaliza a busca de um maior protagonismo dos comunistas na disputa de espaço no âmbito do poder local, reforçando a presença organizada da legenda na cena política do país.


 


Em nosso estado, o partido lançou sete candidaturas majoritárias, onze candidaturas a vice-prefeitos e quase trezentos candidatos a vereador. Foi um grande esforço de todo o partido, visando consolidar e ampliar a representação política do PCdoB.


 


Todo empenho em Curitiba e Pato Branco


 


O PCdoB pela primeira vez lançou uma candidatura majoritária em Curitiba, com chapa própria de vereadores. A candidatura de Ricardo Gomyde – ex-deputado federal, vereador e secretário de estado – tem apresentado uma consistente plataforma eleitoral, debatendo com seriedade os rumos da cidade. A campanha Eu quero mais para Curitiba é uma nova alternativa no campo da esquerda, sem os ranços de velhas polarizações e de esquemas de máquinas.


 


Em Pato Branco, o PCdoB tem Nereu Ceni, que juntou amplo leque de forças partidárias, com condições reais de conquistar a prefeitura, e abrir novas perspectivas para atuação do partido naquela região. 


 


Ampliar a representação de vereadores


 


As direções municipais do partido devem concentrar toda atenção para assegurar a conquista de mandatos de vereadores. Nos locais onde disputamos com chapas próprias ou chapas ampliadas estabelecer prioridades, concentrando esforços nos nomes com maiores possibilidades. Essa diretiva deve ser debatida e assumida pelo coletivo partidário. Onde já temos representação parlamentar intensificar o acompanhamento, com vistas a assegurar o mandato. Também é indispensável reforçar na TV e no rádio a chamada para o voto de legenda.


 


A ampliação da nossa representação nas Câmaras Municipais é um objetivo fundamental, que visa acumular forças para o projeto eleitoral próprio do PCdoB em 2010.


 


Mais volume, mais campanha e amarrar o voto!


 


A campanha deste ano não teve uma temperatura mais elevada, resultado de diversos fatores, prevaleceu um determinado comportamento morno, digamos assim, mas o eleitor vai fazer a sua chapa, vai votar para prefeito e para vereador.


 


Neste sentido, temos que realizar um conjunto de ações de campanha, para ganharmos intensidade e volume, principalmente neste período. Ao lado de medidas de intensa propaganda de rua e de volume – arrastão, visita casa a casa, carreatas, panfletagens em locais de maior concentração, rede de contatos pela internet -, os candidatos devem garantir a amarração dos votos com reuniões pequenas e grandes, pirâmides de multiplicadores, e organizando os apoiadores para o dia da eleição. É um esforço combinado, que se complementa: mais volume, mais amarração, é a garantia para a conquista de mais votos.


 


Portanto, as direções municipais precisam planejar, com métodos profissionais, a reta final da campanha, adotando desde já as medidas que a batalha requer nesta fase decisiva do período eleitoral.  Eis algumas medidas indispensáveis: alocar, com eficácia, os recursos humanos e materiais necessários para assegurar a consecução dos nossos objetivos eleitorais; destacar quadros com experiência para a tarefa; convocar a militância e os filiados do partido para o trabalho de multiplicação e amarração de votos.


 


Para este esforço final, é decisivo o empenho, o compromisso, e a paixão da militância do PCdoB. Aí está a chave do êxito, a consciência que a faz a diferença.


 


*Presidente estadual do PCdoB-PR e membro do Comitê Central