Índia quer comprar mais MiGs russos

A Índia prevê a compra de outros 30 aviões russos de combate do tipo MIG-29K, conhecidos pelo apelido Fulcrum D (codificação utilizada pela Otan), durante a próxima visita a Nova Déli do ministro de Defesa Anatoly Serdyukov.

A agência indiana de notícias PTI informou nesta quinta-feira (25) que se espera que na estada de Serdyukov acompanhado de representantes governamentais de alto nível e uma delegação industrial também o caminho para assinar um contrato destinado à remodelação do porta- aviões Almirante Gorshkov.


 


A PTI cita Alexei Fedorov, presidente da Corporação Unida de Aviação, que disse que as negociações para o fornecimento adicional dos MIG-29K, para uso em porta- aviões, fazem parte da agenda.


 


Em virtude do contrato de 2004 para a aquisição do Almirante Gorshkov, um porta-aviões de 45 mil toneladas de deslocamento, a Índia receberá uma dúzia de MIG-29K e quatro MIG-29UB de duplo comando (para treinamento) com a opção de ordenar outros 30 em 2015.


 


Por outro lado, o Exército indiano contempla suas forças com pistolas de raio laser para serem usadas nas operações antiterroristas e de anti-insurgência, segundo informa também PTI.


 


Trata-se de uma arma antipessoal desenhada pelo Centro de Ciência e Tecnologia Laser para desorientar ou iludir um indivíduo armado sem causar outros danos colaterais em combate próximo, e permitir sua detenção.


 


Segundo os elaboradores, a arma de raio laser que será submetida à prova pelo exército cumpre com as normas das convenções da ONU, que proíbem o emprego de armas de raios que causam cegueira permanente.