Até o FMI decide pedir maior regulação do mercado financeiro
O diretor do departamento de Assuntos Monetários e Mercados de Capitais do Fundo Monetário Internacional, Jaime Caruana, destacou nesta sexta-feira (26) a necessidade de criar uma regulação do sistema financeiro para enfrentar melhor situações de crise. P
Publicado 26/09/2008 15:18
Caruana disse durante uma conferência que é fundamental que as autoridades reguladoras compartilhem a informação que dispõem com os bancos centrais. Algumas autoridades monetárias, como o BCE (Banco Central Europeu), não têm funções de supervisão do sistema financeiro.
O membro italiano do comitê executivo do BCE, Lorenzo Bini Smaghi, disse que há conflitos de interesses às vezes pouco reconhecidos entre as partes envolvidas nos diferentes setores dos mercados.
Bini Smaghi lembrou que há um incentivo nos participantes dos mercados a ter menos regulação, pelo menos para a parte da indústria na qual operam, e que estes participantes têm capacidade de influir nos legisladores. Além disso, ele insistiu em que é preciso “se convencer de que os problemas estão por todos os lados e que necessitamos de uma revisão completa do marco financeiro”.
Para explicar a atual crise dos mercados financeiros, Bini Smaghi destacou que toda a infra-estrutura financeira está afetada atualmente por uma falta de confiança.
Pervenche Berès, membro do Comitê de Assuntos Econômicos e Monetários do Parlamento Europeu, considerou que é necessário que o BCE assuma funções de supervisão financeira e criar um sistema europeu de supervisores nacionais.
Além disso, essa supervisão deve poder acompanhar a capacidade de inovação dos mercados financeiros, segundo Berès.
Da redação, com informações da EFE