Eleições dos EUA podem ser novamente decididas em Ohio

O próximo presidente dos Estados Unidos pode ser escolhido nas urnas de Ohio, onde há quatro anos George W. Bush selou seu triunfo na contenda pela Casa Branca, avaliou hoje a cadeia de notícias americana Bloomberg.

“Os 20 votos dos delegados disputados nesse território dos Grandes Lagos serão chaves para a aspiração do candidato democrata Barack Obama e seu rival republicano John McCain, que disputarão as eleições gerais de 4 de novembro próximas”, afirmou a agência.



“Se o senador por Illinois conseguir triunfar naquele estado, só teria de manter sua liderança nos estados conquistados em 2004 pelo então postulante democrata, John Kerry”, indicou a agência.



De acordo com a Bloomberg, uma derrota de Obama em Ohio o obrigaria a vencer as difíceis eleições da Florida, ou buscar uma combinação vencedora em Virginia, Colorado, Iowa e Novo México, lugares considerados de prognóstico duvidoso.



Para McCain, o sétimo território mais povoado da União também se constitui um duelo de vida ou morte.



“Na realidade, o candidato republicano, de 72 anos, está quase forçado a apoderar-se de Ohio ou, caso contrário, não lhe restará outro caminho senão arrebatar dos democratas os estados qualificados como sem definição.



As pesquisas em Ohio mostram um empate técnico, que ratificam a importância da sua eleição para ambos os candidatos, que lutam em converter-se no 44.° presidente da história dos Estados Unidos.