Eleição no Acre prevista para acabar no domingo

Na disputa pela Prefeitura de Rio Branco (AC), o atual prefeito Raimundo Angelim e o seu vice Eduardo Farias (PCdoB), candidatos da Frente Popular do Acre (FPA), aparecem nas pesquisas com margem superior a 50%. Como a soma de todos os outros candidato

Segundo a última pesquisa do Ibope, divulgada no dia 17 de setembro, o atual prefeito registrou 51% das intenções de voto contra 23% de Sérgio Petecão (PMN), 13% de Tião Bocalom (PSDB) e 1% de Antônio Rocha (PSOL). Os votos branco e nulos eram 3% e os que não opinaram 9%.


 


Na avaliação do vereador Márcio Batista (PCdoB), líder do prefeito na Câmara Municipal de Rio Branco, não houve nada nesta reta final de campanha que pudesse modificar esse quadro. O debate realizado na noite desta quinta (2) pela TV Acre foi considerado “morno”, ou seja, sem nenhum abalo às candidaturas.


 


Para ele, a grande maioria dos eleitores de Rio Branco aprova a atual administração. Como destaque, o líder do prefeito aponta a urbanizações de vários bairros na cidade, entre eles, o da Boa União, Laelia Alcântara, Ilson Ribeiro, Márcio Bittar, Calafate, Novo Calafate e Tancredo Neves. 


 


Outro destaque da administração é a limpeza da cidade e a construção de 98 quilômetros de calçadas. “Temos a capital mais limpa do Brasil”, aposta o vereador.


 


Na campanha eleitoral também foi bastante explorada a parceria da atual administração com o presidente Lula e o governador Binho Marques (PT). Por conta do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), por exemplo, estão previsto para serem investidos na área de saneamento da capital R$ 203 milhões e mais R$ 198 milhões para o abastecimento de água.


 


Atualmente apenas 17% do esgoto em Rio Branco recebe tratamento. “Em 2010, com os recursos do PAC, 70% terá tratamento”, calcula Batista.


 


Campeão de votos deve sair do PCdoB


 


Assim como ocorreu com a deputada federal Perpétua Almeida, eleita por dois mandatos para a Câmara dos Deputados como a mais votada no Acre, o PCdoB no Estado caminha para consagrar mais um campeão de votos. Trata-se do historiador Márcio Batista que deve ser o mais votado para a Câmara Municipal de Rio Branco, segundo projeções da sigla no Estado.


 


Márcio Batista explica que a condição de líder do prefeito contribuiu para destacar o mandato, mas lembrou que tradicionalmente o PCdoB tem se revelado como um “partido bom de voto no Estado.”


 


“Nas últimas eleições a Perpétua foi duas vezes a mais votada e o Edvaldo (Magalhães, deputado estadual e presidente da Assembléia Legislativa local) também, então temos tradição”, concluiu Batista. Além dele, a atual vereadora da sigla Ariane Cadaxo também está cotada para retornar ao legislativo municipal.


 


Em todo o Estado, o PCdoB lançou uma chapa com 104 candidatos com uma expectativa de eleger 30 vereadores. Na última disputa municipal foram eleitos pela sigla 22 vereadores. Além da capital, também foram lançados 13 vices em cidades importantes na Calha do Juruá.


 


Com reais chances de vitória, o partido também disputa a Prefeitura de Tarauaca, município localizado a 320 quilômetros da capital. Na cidade, o vereador Chagas Batista e o seu vice Jasone (PT) travam a disputa contra o atual prefeito Vando Torquato (PP), envolvido em diversas denúncias de corrupção.


 


De Brasília,


Iram Alfaia