Enquete: comunicadores mostram preferência por Jô Moraes em BH

O site Comunique-se ( http://www.comunique-se.com.br/ ), referência de conteúdo para jornalistas e profissionais de comunicação, realizou uma enquete nacional e perguntou a seus usuários em quem eles

Se a eleição em Belo Horizonte dependesse de usuários do Comunique-se, base formada por jornalistas e estudantes, o segundo turno não teria Márcio Lacerda (PSB), como aponta pesquisa Datafolha divulgada na quarta-feira (1). Sondagem realizada pelo portal com seus usuários cadastrados mostra que os candidatos preferidos são Jô Moraes (PCdoB), com 32,2%, e Leonardo Quintão (PMDB), com 19,2%.



A sondagem foi enviada por email para pessoas cadastradas no Portal Comunique-se, com dados de Belo Horizonte, na terça-feira (30/09). Até o fechamento desta matéria, 378 usuários responderam.


 


 


Cobertura tendenciosa da mídia



17,7% dos participantes disseram que votam em Lacerda. Sergio Miranda (PDT) obteve 9,9% das intenções de voto, seguido de Gustavo Valadares (DEM), com 1%, André Alves (PTdoB), com 0,5%, e Jorge Periquito (PRTB), com 0,3%, que teve empate com Vanessa Portugal (PSTU). Pepê (PCO) não teve nenhum voto.



Ainda estão indecisos 10,1%. Entre os que vão anular o voto estão 8,1%, e em branco, 0,8%.



Lacerda é o candidato com maior índice de rejeição – 37,6% – entre os que responderam à sondagem, seguido de Vanessa, com 16,6%, e Pepê, com 15,6%.



Para 98% dos participantes da sondagem, a cobertura em Belo Horizonte mostra-se tendenciosa, a favor de Lacerda. Enquanto que para 1,2% deles, Quintão é o maior favorecido pela mídia local.


 


Veja no gráfico abaixo, os resultados da enquete:


 



 


Lacerda: ataques à liberdade de opinião



Não é à toa que Lacerda é rejeitado pelos profissionais ligados à comunicação. O candidato da ''aliança'' bancada pelo governador tucano Aécio Neves com o prefeito Fernando Pimentel (PT) tem travado uma batalha jurídica na tentativa de calar aqueles que, usando o jornalismo e a internet como instrumento, denunciam as contradições e as idéias conservadoras do candidato Marcio Lacerda e esclarecem o eleitorado sobre seu passado.



Nesta semana, Lacerda afirmou que registrou queixa-crime contra o portal Vermelho por publicar matérias que, segundo Lacerda, teriam conteúdo difamatório. A atitude do candidato revela desprezo pela liberdade de opinião, já que todas as matérias publicadas por este portal apenas repercutiam denúncias e informações de domínio público, muitas delas publicadas originalmente em outros veículos de comunicação.



Outra demonstração de intolerância às críticas foi dada pelo próprio candidato da ''aliança'' ao dizer, em entrevista ao jornal Hoje em Dia, que iria processar as pessoas que estão o criticando pela internet. ''Vou até o fim da minha vida fazendo essa pessoa me pagar 200 salários-mínimos de indenização'', ameaçou o empresário.



Em outro trecho da entrevista, ele foi ainda mais violento. Perguntado sobre as críticas que vem recebendo na campanha, Lacerda disse que ''queria encontrar um cara que espalha calúnia para pisar no pescoço dele assim, em flagrante.''



Lacerda também revelou desprezo pelo debate de idéias. Questionado sobre sua ausência nos debates realizados em universidades e escolas, ele disse que nesse tipo de debate ''você não ganha nenhum voto e corre o risco, em função de algum tumulto criado, de alguma agressão de claques, você vir a perder votos''.


 


Da redação,
com informações do portal Comunique-se


 


Leia também:


 


Entrevista desmascara o Lacerda que BH desconhece


 


MP processa Lacerda, Pimentel e Aécio por abuso de poder


 


BH: TSE proíbe presença de Aécio em propaganda de Lacerda 


 


Liderança do PT denuncia Márcio Lacerda ao Ministério Público


 


BH: candidatura de Lacerda faz lembrar dobradinha Maluf-Pitta