Correa acusa Uribe de enganar o Equador

O presidente equatoriano, Rafael Correa, acusou neste sábado (4) o seu colega colombiano, Álvaro Uribe, de enganar o Equador ao desistir de participar da cúpula da Comunidade Andina das Nações (CAN) em 14 de outubro, no porto de Guayaquil, ao considerar q

''Mais uma vez, tenta iludir o país'', disse Correa, que ainda comentou para Uribe ''não voltar mais'' ao Equador.



Uribe justificou a sua ausência na cúpula andina por declarações ''irresponsáveis'' contra o seu governo. Diante disso, Correa assinalou que ''é verdade que há erros na transcrição'' de uma entrevista feita a um jornal brasileiro na última terça-feira em Manaus.



O mal-estar do presidente colombiano aconteceu depois que Correa recordou o bombardeio da Colômbia no acampamento guerrilheiro das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) em território equatoriano. O chefe de Estado do Equador havia dito que esse caso ''nunca será superado''.



O governante explicou que, como presidente de turno da CAN, convocou a reunião devido às negociações ''em bloco de um acordo comercial, político e de cooperação com a União Européia (UE)''.



''Houve problemas na negociação desse acordo, basicamente porque Colômbia e Peru já tem um acordo de livre comércio com os EUA e não têm nada a perder na negociação com a União Européia'', acrescentou.



Ele ainda destacou que Equador e Bolívia estão ''em outra posição. Colômbia e Peru haviam pedido à UE para negociar bilateralmente, o que é um problema muito sério. Os presidentes precisam discutir isso''.



Fonte: Agência Ansa