Eleições 2008: CTB comemora o reconhecimento das urnas

Segundo avaliação da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil), o resultado ao final da apuração trouxe aos sindicalistas o reconhecimento pela dedicação que dispensam às suas categorias e aos trabalhadores em geral. Tanto em municípios da

Em Caxias do Sul (RS), o operário Assis Melo, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos e membro da Direção Nacional da CTB, conquistou uma vaga na Câmara de Vereadores com uma agradável  surpresa pela expressiva votação obtida.


 


Alcançou 8.399 votos, a maior da cidade, equivalente a 3,52% do eleitorado. O também metalúrgico Renato Oliveira garantiu a reeleição com 4.498, ou 1,89% dos votos válidos e foi o terceiro mais votado da coligação PT-PCdoB.


 


Melo credita o resultado ao seu compromisso e sua história de lutas junto aos trabalhadores. “Esse resultado, é uma vitória importante para o movimento sindical. É o fruto de uma política acertada e um trabalho de muito tempo da entidade que é o sindicato dos metalúrgicos aqui na região”.


 


Ao falar de sua representatividade, Melo frisa a importância dessa conquista para o movimento sindical. “Além de sermos lideranças sindicais, somos líderes políticos, o que potencializa o papel da nossa central. Agora, temos a responsabilidade de colocar a nossa central na altura que ela merece. A CTB é uma central vinculada aos trabalhadores, combativa  e autônoma e ao longo do ano nosso esforço será para aumentar sua representatividade, não só em nossa região, como nos âmbitos estadual e nacional”, conclama.


 


Emocionado com o resultado, Melo fez referência ao slogan do Sindicato dos Metalúrgicos que evidencia o papel ativo dos trabalhadores na sociedade: “a nossa classe fazendo história”. Para ele, este resultado reforça a luta dos trabalhadores em Caxias do Sul.


 


O vereador reeleito, Renato Oliveira, vai agora para o terceiro mandato. Também metalúrgico, como Assis Melo, Oliveira tem trabalho intenso junto à sua comunidade, o bairro operário Nossa Senhora de Fátima, no qual obteve mais de 2.600 votos.


 


“Fiquei muito feliz com o resultado, pois demonstra o reconhecimento da população com o nosso trabalho e também porque o nosso partido saiu reforçado da eleição, já que ampliamos o nosso espaço na câmara”.


 


São Paulo


 


Outra liderança sindicalista eleita foi Edison Cardoso, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Jaguariúna e Região (SP). Edison foi o quarto vereador mais votado na cidade. Para Edison do Sindicato, como ficou conhecido, a partir de agora se inicia uma nova luta que amplia ainda mais a sua atuação política entre os trabalhadores.


 


“Em parceria com o nosso companheiro Gustavo Reis [novo prefeito eleito], pretendo criar novos cursos de qualificação profissional, atrair novas empresas à cidade gerando novos postos de trabalho, criar um Centro de Referência de Saúde do Trabalhador, entre outras medidas que irão beneficiar e melhorar a qualidade de vida de todas as pessoas, além da construção de casas populares, algo que a nossa população tanto necessita”, declara o novo vereador.


 


Em São Paulo, outros sindicalistas que compõem a direção da CTB nos Estados também foram eleitos. É o caso de André, presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Ribeirão Preto, Sabará dos Metalúrgicos de Batatais e Divino de Oliveira, o Divino da Colônia, diretor do Sindicato dos Trabalhadores de Água, Esgoto e Meio Ambiente – Sintaema,  eleito o terceiro vereador mais votado do município de Nazaré Paulista.