Bolivianos celebram 41º aniversário da morte de Che Guevara

A pequena localidade boliviana da Higuera será cenário nesta quinta-feira (9) das comemorações centrais pelo 41º aniversário da execução do guerrilheiro argentino Ernesto Che Guevara. O povoado onde caiu o lendário combatente receberá organizações bolivia

Segundo notícia de Prensa Latina, a jornada servirá para que vários médicos da Ilha exponham teses de mestrados, enquanto representantes destacados nos projetos de cooperação na saúde, a alfabetização e a revolução energética serão estimuladas.



Na Venezuela, o presidente Hugo Chávez também exaltou a figura do ex-guerrilheiro. “Que viva sempre o combatente infinito! Viva o Che!”, proclamou, ao inaugurar um foro de economistas internacionais reunidos na quarta-feira na Escola Nacional de Planejamento, em Caracas. “Che morreu por suas idéias. Sejamos como o Che!”, acrescentou.



Cuba



Centenas de estudantes depositaram flores nesta quarta-feira no mausoléu de Che Guevara, no centro de Cuba. Muitos jovens que homenageavam o guerrilheiro, capturado em uma emboscada na cidade boliviana de Santa Clara, receberam atributos como membros da Organização de Pioneiros, cujo lema é “seremos como Che”.



A Rádio Rebelde, emissora fundada por Che na época da guerrilha cubana de Sierra Maestra junto com Fidel Castro, transmitiu uma entrevista com Jorge González, médico forense que localizou os restos mortais de Guevara em 1997.



Cuba comemora o dia 8 de outubro, data da morte de Guevara, como o “Dia do Guerrilheiro Heróico”, embora a história conte que ele foi capturado no dia 7, executado no dia 9 e sepultado na madrugada do dia 11 com outros seis guerrilheiros.



Da redação, com agências