Bolívia: diálogo é retomado com presença de observadores

O governo do presidente boliviano, Evo Morales, e o Congresso Nacional retomam nesta segunda-feira (13) as discussões sobre a nova Constituição do país com a presença de observadores internacionais, informou uma fonte diplomática.

A fonte afirmou que “os observadores internacionais foram novamente convidados a estar presentes no debate e nas discussões”.



Entre os participantes estarão representantes da União das Nações Sul-Americanas (Unasul), da Organização dos Estados Americanos (OEA), da União Européia (UE) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).



Junto aos observadores estarão também representantes da Igreja católica boliviana, entre eles o cardeal Terrazas.



O diálogo, que poderá ser estendido por toda a semana, examinará temas-chave nas discussões entre governo e oposição, entre eles as reformas na Constituição, redigida por maioria governista.



Outra missão internacional — organizada pela Unasul — também continua no país. Liderada pelo jurista argentino especialista em direitos humanos, Rodolfo Mattarollo, esta continua investigando as mortes de camponeses em Pando conseqüentes de um confronto armado entre opositores e governistas no dia 11 de setembro.



O grupo tem o prazo de três semanas para tomar depoimentos e interrogar fontes qualificadas que possam esclarecer o massacre.