Operário tem maior votação da história da Câmara de Caxias (RS)

Com 3,52% do total dos votos válidos para a câmara Municipal de Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, ou 8.839 votos, o operário metalúrgico Assis Flávio da Silva Melo, 46 anos, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos obteve a maior votação para vereador da

Assis Melo, casado e pai de dois filhos, nasceu em Monte Alegre dos Santos e veio para Caxias em 1985 para trabalhar na Metalúrgica Fras-le, indústria de auto-peças. Foi exatamente aí, durante uma greve que paralisou a empresa por doze dias, que Assis foi convidado a militar no Partido Comunista do Brasil – PCdoB.



Entrevistado pelo Vermelho na última sexta-feira considerou a vitória na eleição para a Câmara como fruto do trabalho desenvolvido há anos como sindicalista e resultado também da aguerrida militância do PCdoB de Caxias.



Desde 2002, quando o presidente do Sindicato, na época, foi chamado para ser Secretário Municipal, e Assis assumiu a presidência, a diretoria passou a desenvolver um amplo trabalho de divulgação das propostas da categoria, dialogando intensamente com a sociedade caxiense.



O recordista de votos relatou que no movimento operário — entre tantas outras tendências — destacam-se duas: a primeira considera que o movimento sindical deve se preocupar única e exclusivamente com as condições salariais e de trabalho, e uma segunda que advoga um trabalho mais amplo junto a todos os setores da sociedade para a melhoria efetiva da vida dos sindicalizados. Foi pensando desta última forma que a diretoria resolveu trabalhar de maneira ousada na comunicação do sindicato.



De 2002 até hoje o Sindicato ocupou, todos os domingos, um minuto durante o intervalo do programa Fantástico da Rede Globo; estabelecendo um canal permanente de comunicação com a categoria. São seis anos em que a equipe de comunicação sindical levou o “Minuto Metalúrgico” para um público estimado em mais de 331 mil telespectadores nos 47  municípios da Serra Gaúcha, consolidando suas idéias e orientações para os 40 mil metalúrgicos da região. Compõem ainda o eficiente sistema de comunicação do sindicato vários programas semanais de rádio, um site, e um jornal mensal com tiragem de 30 mil exemplares, além de folhetos específicos por fábrica.



Assis destacou também a importância de o PCdoB ter eleito, junto com ele, mais um metalúrgico, Renato, da coligação Frente Popular que reuniu, além do PCdoB, o PT, o PMN e o PSL. Essa coligação levou Pepe Vargas, e sua vice Dilce Abigail, a ter 45.65% dos votos para prefeito. A eleição, entretanto, foi vencida por José Ivo Sartori do PMDB com 54,35%.



Com a ida desses dois metalúrgicos para a Câmara, salienta Assis, o trabalho em defesa dos metalúrgicos se amplia para todas as categorias da cidade; os trabalhadores terão voz e participação ativa na transformação social.