PCdoB adia decisão sobre apoio no segundo turno em BH

O PCdoB vai definir segunda-feira (13) sua posição oficial na disputa do segundo turno em Belo Horizonte. A decisão estava prevista para hoje (11), em reunião entre o comitê central e o estadual. A deputada Jô Morais, candidata do partido, teve 8% dos

Segundo a imprensa mineira, o comitê estadual teria se manifestado favorável ao apoio a Quintão, que obteve 41% no primeiro turno. No entanto, a direção nacional prefere que o partido adote uma postura neutra, segundo a assessoria de imprensa de Jô Morais, já que o PCdoB e os partidos dos dois candidatos à prefeitura integram a base de sustentação do governo Lula no Congresso Nacional.



No último domingo (5), ao comentar as possibilidades no segundo turno, Jô Moraes já havia sinalizado que dificilmente o partido apoiaria Lacerda, que é sustentado pela aliança entre PSDB e PT, articulada pelo governador tucano Aécio Neves e pelo prefeito petista Fernando Pimentel.



Jô Morais também negou que um eventual apoio ao PMDB pudesse ser interpretado como uma postura incoerente. Segundo o noticiário da Agência Brasil “O comitê central do PCdoB, a princípio, recomendaria o apoio a Lacerda pela proximidade da legenda com o PSB no Congresso Nacional, mas no lugar disso deve  ampliar a discussão para chegar a uma posição”.


 


Entretanto, em nota divulgada na última quinta-feira (9), o Comitê Central do Partido se posicionou da seguinte maneira: “Em Belo Horizonte, objetivamente, a candidatura de Jô Moraes foi pivô da polarização contra a candidatura imposta pelo governador do estado e o prefeito da capital”.



“No segundo turno, entretanto, nenhuma das duas candidaturas representa a renovação e o aprofundamento do projeto iniciado pela esquerda em Belo Horizonte. O PCdoB, por intermédio de sua direção nacional juntamente com a direção municipal, examinará a posição a ser adotada no segundo turno”, diz a nota.


 


Notícia alterada às 21h46 para acréscimo de informações