Dino recebe apoio de Joãozinho Trinta e maranhenses em Brasília
O poder de aglutinação do deputado Flávio Dino, destacado em todos os discursos, ficou comprovado no ato que reuniu maranhenses residentes em Brasília, comunistas e petistas, cultura e política, na noite desta quarta-feira (15), no Bar Monumental, na A
Publicado 16/10/2008 17:36
O secretário de Comunicação do PT, José Bolivar, parabenizou os companheiros que tiveram a iniciativa da realização do ato – os presidentes do PCdoB-DF, Apolinário Rebelo, e do PT-DF, Chico Vigilante, e destacou o encontro de personalidades do Brasil – deputadas das duas bancadas lideradas por Jô Moraes (PCdoB-MG).
Para Flávio Dino, ele mandou recado em forma de versos do maranhense Gonçalves Dias; “A vida é combate,/ Que os fracos abate,/ Que os fortes, os bravos/ Só pode exaltar.”
Os depoimentos a favor da candidatura da Coligação Unidade Popular (PCdoB-PT) se sucederam, arrancando aplausos, gritos de “vivas” e emocionando os presentes. O evento serviu também para a coleta de adesões e doações financeiras, além do compromisso de muitos maranhenses de irem a São Luís, nesta semana que antecede a eleição do segundo turno – 26 de outubro – para trabalhar na campanha.
A mulher do candidato, Deane Costa, que o representou no evento, agradeceu o apoio dos que compartilham o projeto político de Flávio Dino que, segundo ela, “vai transformar aquele pedaço do Brasil.” Em breves palavras, ela declarou amor ao marido; agradeceu em especial a presença da bancada feminina do PCdoB, que compareceu em massa ao evento; e pediu aos participantes que multiplicasse por 100 o voto de cada um.
Contra forças conservadoras
O diretor da Caixa Econômica Federal (CEF), Carlos Borges, anunciou que pediria licença do trabalho para ir a São Luís atuar na campanha. E manifestou prazer com a possibilidade de ajudar na eleição de Flávio Dino. Segundo ele, “porque na história de São Luís temos oportunidade de ver a nossa geração sendo representada.”
Ele, a exemplo dos demais oradores, falou sobre as dificuldades financeiras e de fiscalização durante as eleições para evitar fraudes. Chico Vigilante, que presidiu o evento, também anunciou a sua ida a São Luís para trabalhar na campanha.
O presidente do PCdoB no DF, Apolinário Rebelo, destacou a realização do ato como importante contribuição dos maranhenses residentes em Brasília para a vitória das forças progressistas. Ele lembrou que “a ilha tem, além de suas belezas naturais, tradição política desde que expulsou os franceses da região e consolidou aquela área como território brasileiro.” Para ele, o evento serviu para reunir forças para barrar a tentativa de retorno das forças conservadoras do Maranhão à Prefeitura de São Luís.
A deputada Jô Moraes distribuiu palavras elogiosas, dizendo que “Flávio Dino será para o Maranhão o que Joãozinho Trinta é para a cultura brasileira.” E destacou a capacidade de aglutinar que ele demonstrou em seu trabalho como parlamentar e que fará o mesmo na Prefeitura de São Luís. E vaticinou: “Ele vai derrotar a oligarquia que existe na cidade, não apenas representada na figura do adversário (João Castelo, do PSDB), mas nas estruturas institucionais e nas práticas administrativas.”
Momento especial
José Bolivar também falou sobre “o momento especial que São Luis vive, porque vai poder começar a viver o que o presidente Lula está fazendo no Brasil. São Luis ainda não conheceu a mudança, que começou com a eleição do governador, que agora traiu as forças que o apoiaram”, disse, criticando Jackson Lago, do PDT, que está apoiando João Castelo. Ele lembrou que a aliança do PCdoB e o PT foi feita para enfrentar uma onda de conservadorismo travestida na candidatura de João Castelo.
O presidente da CUT de São Luís, Nivaldo Araújo Sousa, veio à Brasília participar do evento para levar para São Luis o engajamento dos maranhenses no DF à candidatura de Flávio Dino. Ele destacou a importância do ato e do apoio para a cidade de São Luís. Ele pediu aos maranheses em Brasília que fizessem com parentes e amigos que ainda residem na cidade para votar em Dino, “para que todos ganhem”, enfatizou.
Presidente do PRB em São Luis, Luís Gonzaga de Araujo Filho, disse que a “esta eleição faz parte de uma mudança do Brasil e Flávio Dino é o condutor dessa mudança, homem jovem e comprometido com a sua gente e sua cidade.”
Gritos de “Viva”
A fala do carnavalesco Joãozinho Trinta, a exemplo das demais, foi gravada para ser exibido no Programa Eleitoral. Em São Luís, os maranhenses vão constatar o apoio à candidatura de Flávio Dino. Em pé, apesar da doença o ter colocado em uma cadeira de rodas, o carnavalesco disse que sempre que ouve falar de São Luís do Maranhão, o coração se enche de grande alegria e era esse o sentimento que sentia naquele momento, “vendo tanta gente falando fervorosamente sobre minha terra.”
Ele disse que testemunhava que “em Brasília tem um grupo de maranhenses bastante interessante e interessadas em um momento crucial para o povo brasileiro que é a eleição, momento de afirmar nossa cidadania e escolher o melhor”. Para, em seguida, apresentar o deputado Flávio Dino como “um homem que faz jus ao direito de ser eleito o prefeito para governar nossa terra, que está tão cansada de `salafrários´.”
Joãozinho Trinta distribui elogios a Flávio Dino, a quem definiu como “um combatente, um lutador, um homem bom, inteligente e sabe das coisas.” E encerrou sua fala puxando gritos de “viva” a Flávio Dino, a São Luís do Maranhão, ao Presidente Lula e ao Brasil, ao que foi acompanhado com gritos e aplausos.
De Brasília
Márcia Xavier