Pesquisa IBPS mostra Paes um ponto à frente de Gabeira no Rio
A primeira pesquisa de intenção de votos do IBPS para o segundo turno das eleições do Rio de Janeiro indica um empate técnico entre Eduardo Paes (PMDB) e Fernando Gabeira (PV), com vantagem numérica para o candidato do PMDB. Paes aparece com 41% da pre
Publicado 16/10/2008 18:56
A pesquisa abordou ainda os apoios do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do governador Sérgio Cabral e do prefeito Cesar Maia. Dos entrevistado, 74% disseram que apoio do presidente Lula não faz diferença na escolha do seu candidato; outros 19% disseram que influencia favoravelmente e apenas 6% disseram que influencia negativamente. Já em relação ao governador, 72% dizem não fazer diferença. Para outros 18% a influência é positiva e para 9% dos entrevistados o governador é uma influência negativa. Quando a mesma pergunta foi feita a respeito da influência do prefeito Cesar Maia, a situação se inverteu 18% dizem que ele é uma influência negativa e apenas 7% disseram ser uma influência positiva. A maioria, 76%, dizem não ver influência alguma do prefeito na sucessão municipal.
A pesquisa mostra ainda que o eleitorado de Gabeira está concentrado na zona sul (65%) e no centro (56%). Já Eduardo Paes tem seus melhores resultados nas zonas norte (42%) e oeste (52%). Paes também tem a maioria dos votos femininos (57%), enquanto Gabeira leva vantagem entre o eleitorado masculino (52%).
Outro dado que chama a atenção é o fato de 21% dos eleitores não se lembrarem em quem votaram para vereador. Para completar, 64% dos entrevistados na assistem a propaganda eleitoral. A pesquisa mostra ainda que 30% das pessoas são favoráveis ao lixão de Paciência e que 29% são desfavoráveis ao combate a vans irregulares.
Votos brancos e nulos somam 7%. A pesquisa ouviu 1.102 entrevistados, entre os dias 13 e 15 de outubro. O documento foi registrado na 228ª Zona Eleitoral do TRE, sob o número 50/2008.
Da redação,
com agências