Campos: Rosinha tem 49% contra 36% de Arnaldo, diz Ibope
Foi divulgada no dia 16 a primeira pesquisa de intenções de voto para a disputa do segundo turno para a Prefeitura de Campos. Segundo o Ibope, a candidata do PMDB, Rosinha Garotinho, tem 49% das intenções de voto contra 36% de Arnaldo Vianna, do PDT.
Publicado 17/10/2008 18:12 | Editado 04/03/2020 17:05
Pela pesquisa, a candidata peemedebista foi a única que obteve crescimento, enquanto todos os demais índices — intenções de votos para Arnaldo, brancos e nulos — permaneceram no mesmo patamar do resultado das urnas no primeiro turno das eleições.
No primeiro turno, Rosinha Garotinho obteve 118.245 votos, contra 108.210 votos de seu adversário, Arnaldo Vianna. A professora Odete — que se mantém neutra no segundo turno — obteve 26.952 votos, enquanto Vivório, que agora apóia Arnaldo, recebeu 963, e Feijó, que desde o primeiro turno mostrava-se afinado com o PMDB, declarando apóio no segundo turno a Rosinha Garotinho — 3.686 votos.
A pesquisa ainda mostrou que 7% dos eleitores votariam nulo no segundo turno e que outros 7% não souberam ou não quiseram opinar. A margem de erro estipulada foi de quatro pontos percentuais.
A nova pesquisa do Ibope foi encomendada e divulgada na segunda edição do telejornal da Inter TV e está registrada no cartório da 100ª Zona Eleitoral, sob o número 1426/2008.
O segundo turno em Campos prossegue ainda incerto. Arnaldo Vianna teve a candidatura impugnada no fim do primeiro turno, o que poderia ter eleito Rosinha sem a necessidade de uma nova eleição. Porém, o TSE liberou a candidatura pedetista e remeteu o processo de volta para o TRE/RJ, que fará um novo julgamento. Caso o resultado seja desfavorável a Arnaldo, o PCdoB cobrará um novo segundo turno entre Rosinha e Odete.