Índia finaliza detalhes de sua primeira missão espacial

A Organização de Pesquisa Espacial Indiana (ISRO, em inglês) iniciou nesta segunda-feira (20) a contagem regressiva para o lançamento de sua primeira missão não tripulada à lua, informou uma fonte do projeto espacial.

“A contagem regressiva do lançamento do Chandrayaan-1 começou esta manhã às 5h22 (21h52 de Brasília do domingo) e está progredindo sem problemas”, disse o vice-diretor do Centro Espacial de Satish Dhawan, M. E. S. Prasad, citado pela agência PTI.



O satélite, que pesa cerca de 525 quilos, será lançado a partir desse centro espacial situado perto da cidade de Chennai.



O lançamento está previsto para as 6h20 desta quarta-feira (22h50 da terça-feira, horário de Brasília) e será feito através de um veículo de lançamento de satélite polar. Prasad disse que já finalizaram todos os preparativos, incluindo a revisão dos sistemas.



O satélite Chandrayaan-1 tem vida útil de dois anos e orbitará a 100 quilômetros da lua, para elaborar mapas e gravar imagens da superfície lunar. A agência espacial indiana realizou vários lançamentos de satélites ultimamente, alguns de fabricação estrangeira.



Em setembro de 2007, a agência anunciou planos de construir uma “constelação” de sete satélites geoestacionários no valor de US$ 395 milhões até 2012.



A organização também anunciou seus objetivos de alcançar um volume de negócio de cerca de US$ 60 milhões através da fabricação de satélites.



Fonte: Efe