PCdoB faz balanço das eleições de 2008

Partido avança politicamente na disputa proporcional e majoritária das eleições de 2008 elegendo vice-prefeito e vereadores em grandes Cidades do Estado de Rondônia

VEREADORES ELEITOS


 


Atualmente, o PCdoB conta com três vereadores, sendo em Porto Velho, Espigão do Oeste e Cerejeiras. No entanto, apenas um deles – o de Espigão – havia sido eleito pelo partido em 2004. Os demais são oriundos do PT e PSB.
Nas eleições deste ano, o PCdoB elegeu três vereadores no interior – Alta Floresta do Oeste (Jarlei Batista), Cerejeiras (Reinaldo Pereira dos Anjos, o Reinaldo do Sindicato) e Corumbiara (Edilson Sousa Lima, o Bugre) –  e dois na capital, Porto Velho (Ellis Regina Leal e Cláudio de Salles).
Em Itapoã do Oeste, Ênio de Lima ficou como primeiro suplente, não sendo eleito por ter lhe faltado apenas cinco votos.


 



VICE-PREFEITO ELEITO


 


O partido elegeu um vice-prefeito, Éder Biussi Camargo, em Machadinho do Oeste. Jovem de 26 anos de idade, Éder é agricultor e disputou uma eleição difícil, contra lideranças que contaram com o apoio das principais autoridades do Estado e muitos partidos aliados em torno dos outros dois oponentes, inclusive o atual prefeito, que acabou em terceiro lugar.
O novo vice-prefeito do PCdoB esteve aliado apenas ao PV, partido do prefeito eleito Mario Alves. A coligação PV/PCdoB não elegeu nenhum vereador e, com poucos recursos, não fez sequer um comício. Toda a campanha foi feita através de visitas à população, onde os candidatos puderam expor suas propostas e convencer o eleitorado.


 



AVANÇO EM PORTO VELHO


 


Em Porto Velho, pela primeira vez, o PCdoB disputou a prefeitura com “cabeça de chapa”. O então candidato a prefeito David Chiquilito Erse, jovem de 27 anos, obteve 17106 votos, ficou em terceiro lugar, superando “caciques regionais”, inclusive o deputado federal Mauro Nazif (PSB), nome tradicional da política rondoniense, segundo Deputado Federal mais votado em 2006 e que já disputou duas vezes a prefeitura da capital e uma vez o Governo do Estado. Superou, ainda, o deputado estadual mais votado na capital há dois anos, Alexandre Brito (PTC), e o presidente estadual do PSDB, ex-deputado federal e ex-candidato a vice-governador Hamilton Casara, entre outros.


 



PARTICIPAÇÃO


 


Afora Porto Velho, que disputou as eleições com 26 candidatos a vereador, Mirante da Serra foi a cidade com o maior número de candidatos a vereador pelo PCdoB, um total de sete;  Vilhena e Candeias do Jamari  tiveram cinco postulantes; seguidas por Alta Floresta, Ouro Preto do Oeste, Jarú e  Corumbiara, com quatro nomes cada.
Em outros municípios, participou do processo em Ariquemes (3 candidatos)  Cacoal (2), Costa Marques (2), Espigão do Oeste (2), Nova União (2), Pimenta Bueno (1), Cacaulândia (1), Campo Novo de Rondônia (1), Cerejeiras (1), Itapoã do Oeste (1),  Novo Horizonte do Oeste (1), Rio Crespo (1) e Rolim de Moura (1).


 



VITÓRIAS MAJORITÁRIAS


 


O PCdoB também participou de coligações majoritárias que acabaram vitoriosas, ajudando a eleger prefeitos em Vilhena, Rolim de Moura, Machadinho, Rio Crespo e Alta Floresta D’oeste.


 



CANDIDATOS  A PREFEITO


 


Foram dois candidatos a prefeito no estado pelo PCdoB: David Chiquilito, em Porto Velho, e  Alverino Mendes, em Vale do Anari.


Para Manoel Néri, Presidente do Comitê Estadual, o PCdoB em Rondônia avançou politicamente na disputa proporcional e majoritária de 2008, projetando o partido e novas lideranças para futuros embates eleitorais, dando maior visibilidade ao partido e adquirindo o respeito e admiração de setores importantes da sociedade.


“Estamos iniciando uma grande campanha de filiação, de caráter Estadual, para nos colocarmos em melhores condições de disputa para 2010, reforçando ainda a nossa atuação nos movimentos sociais”, destacou Neri.


 



De Porto Velho,


Manoel Neri


Presidente Estadual do PCdoB