Semana de Ciência e Tecnologia comemora Teoria da Evolução

A 5ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, com o tema Evolução e Biodiversidade, começou nesta segunda-feira (20) e segue até domingo (26), na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF). A expectativa de público é de 50 mil visitantes.O t

Na cerimônia de abertura, às 14h30, foi lançado pelos Correios o selo alusivo a Semana. Também foram entregues o 6º Prêmio Destaque do Ano da Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT) e o Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia.



“A realização da Semana Nacional é importante para aproximar, ainda mais, o sistema de ciência, tecnologia e inovação da população. Ela representa um espaço privilegiado para divulgar, aprender e debater temas científicos e tecnológicos”, diz o ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende.



O ministro destaca que as atividades de divulgação científica, distribuídas por todo País, são um sucesso devido uma ação conjunta e crescente entre a comunidade cientifica e educacional que também contribui para a melhoria do ensino de ciências e matemática.



No período, serão debatidos assuntos como a evolução da vida, seleção natural, evolução social e a diversidade biológica, ambiental, étnica e cultural, a partir dos conhecimentos diversificados da ciência.



Atividades nos estados



O evento não fica restrito à Brasília. As atividades se estendem por todo o país, em instituições de pesquisa que realizam feiras de ciência, concursos, oficinas, cursos e palestras. Também estão prevista a ida de cientistas às escolas; jornadas de iniciação científica; produção e distribuição de cartilhas, encartes e livros; além de exibição e produção de filmes e vídeos científicos e; programas de divulgação em rádios e TVs sobre temas de ciência e tecnologia. No ano passado foram promovidas mais de 10 mil atividades em 400 cidades.



O evento reúne instituições de pesquisa e ensino, universidades, Cefets, escolas de todos os níveis, secretarias de ciência e tecnologia e de educação, órgãos governamentais, museus e centros de ciência, clubes de astronomia, entidades científicas e tecnológicas, ONGs, empresas, cientistas, professores, técnicos, estudantes e comunicadores da ciência.


 
Serviço:
A entrada é gratuita e a feira fica aberta das 8h30 às 18h30. Na quarta-feira, excepcionalmente, ela funciona para visitação até 20h30. 



De Brasília
Com agências