Reeleito em Passo Fundo, Juliano Roso quer partido com articulação regional
Reeleito em Passo Fundo para um terceiro mandato comunista na câmara de vereadores, Juliano Roso, junto com o comitê municipal do município, também tem articuladoo crescimento do PCdoB na região norte do RS. O partido elegeu cinco vereadores na região,
Publicado 28/10/2008 15:04 | Editado 04/03/2020 17:11
Os cinco eleitos são: Juliano Roso, em Passo Fundo, com 2232 votos; Ana Paula, em Ronda Alta, com 367 votos; Valdirzão, em Pontão, com 116 votos; Pedro Scheffer, em Itapuca, com 105 votos; e André Oliveira em Capão Bonito do Sul, com 76 votos. Além disso, o partido ficou com dois suplentes bem posicionados: Daniel Pokojeski, primeiro suplente em Erebango, e Jane, em Três Palmeiras, como terceira suplente, que deve assumir por conta de acordo político. Na avaliação dos comunistas de Passo Fundo, é um resultado vitorioso, tendo em vista que na região o partido disputou em 15 cidades, e em todo o RS elegeu 22 vereadores. Nas eleições majoritárias na região o PCdoB, participou de coligações vencedoras em nove cidades.
“Durante o processo eleitoral aproveitamos para estruturar o partido em várias cidades. Inclusive surgiram contatos para montar o PC do B em novos municípios, como Lagoa Vermelha, Barão do Cotegipe e Iraí. Os municípios em que vamos participar do governo são: Passo Fundo, Erechim, Marau, Ronda Alta, Sarandi, Pontão, Itapuca, Três Palmeiras, Palmeira das Missões. Nas cidades de Erebango, Carazinho, Soledade, Não-me-Toque, Capão Bonito do Sul, Sertão, Getúlio Vargas não conseguimos vitória na majoritária. Em três cidades o partido tem comitês provisórios e não participou do pleito, são elas: Viadutos, Ernestina e Coqueiros do Sul”, faz o balanço o vereador Juliano. E complementa: “Em todos os municípios estão ocorrendo reuniões de avaliação das eleições e de estruturação partidária. Em Erechim, por exemplo, cidade com mais de cem mil habitantes a direção do partido foi reorganizada com o ingresso de novas lideranças e uma série de atividades estão sendo preparadas.”
A avaliação, portanto, é de um quadro pós-eleitoral muito positivo e de mobilização. As metas são aprofundar o trabalho partidário na região estruturando o partido onde já existe e abrir novas frentes em municípios onde há contatos e comissões provisórias.
Passo Fundo é o principal centro político da região norte, com 190 mil habitantes. O Comitê Municipal de Passo Fundo tem se destacado como articulador da expansão comunista na região. Um dos desafios é estruturar uma direção regional com acompanhamento partidário cotidiano.
Redação local