Uruguai: Frente Ampla articula reeleição de Tabaré Vásquez
Militantes do Frente Ampla, acompanhados por dirigentes políticos e figuras do esporte e da cultura do Uruguai, lançaram nesta segunda-feira (27) uma campanha de coleta de assinaturas para a reeleição de Tabaré Vázquez à presidência em 2009, possibilidade
Publicado 28/10/2008 12:20
“Temos excelentes candidatos, mas o presidente é o candidato por excelência”, disse a deputada socialista Silvana Charlone. A parlamentar acrescentou que “ainda não fizemos o suficiente para que (Vázquez) mude de opinião”, que insistentemente rejeitou incentivar qualquer reforma constitucional que permita sua reeleição.
A campanha se estenderá a todo o país com o objetivo de reunir pelo menos 250 mil adesões. As assinaturas deverão ser recolhidas até abril de 2009, data limite para modificar a Constituição e habilitar a reeleição presidencial, possibilidade que a oposição política já rejeitou.
Vázquez, primeiro presidente socialista do Uruguai, expressou reiteradamente sua negativa a postular-se para um segundo mandato e deu sua aprovação a uma chapa integrada pelos senadores Danilo Astori e José Mujica, que deve definir-se no próximo congresso partidário, previsto para dezembro.
“Não tenho mais o que dizer” sobre uma eventual reeleição, disse dias atrás o presidente, desmentindo as especulações de que estaria analisando a possibilidade.
Da redação, com informações da Ansa Latina