Vacinação contra febre aftosa vai acontecer em 50 municípios

 


A partir do próximo dia 3 de novembro, cerca de um milhão de bovinos começam a ser imunizados contra a febre aftosa em 50

O lançamento oficial da campanha será realizado no distrito de Santo Antônio de Matupi (a 820 km de Manaus), no município de Manicoré. O rebanho municipal conta com 68 mil cabeças de gado, das quais 60 mil estão concentradas na região do Matupi. Na primeira etapa da campanha, realizada em maio, foram vacinados 1.383.588 animais em todo o estado, totalizando 99,69% do rebanho existente.
 
De acordo com Alexandre Araújo, diretor – presidente da Comissão Executiva Permanente de Defesa sanitária Animal e Vegetal (Codesav), órgão estadual responsável pela realização da campanha, será realizada uma ação diferenciada para que o Amazonas possa cumprir a meta estabelecida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) de erradicar a febre aftosa no Estado até o fim de 2009.
 
''No ano que vem, serão realizadas quatro campanhas'', explica Alexandre. ''Os 12 municípios da calha do Rio Amazonas, incluindo Parintins, Autazes, Barreirinha, Nhamundá e Manaus, vão receber a vacinação com 'agulha oficial', realizada pelos próprios técnicos da Codesv, Idam e Mapa, nos períodos de 16 de fevereiro a 31 de março (primeira fase) e 16 de junho a 31 de agosto (segunda fase). Os 50 municípios restantes permanecem no calendário normal da campanha e receberão as vacinas em maio e novembro.
 
''Nós já realizamos a 'agulha oficial' esse ano em seis municípios, juntamente com o cadastramento por GPS de todas as propriedades onde existe gado. No ano que vem, nós reforçaremos a vacinação e ainda vamos realizar o georreferenciamento em mais seis municípios, totalizando mais de 430 mil cabeças imunizadas'', conclui.
 
O secretário de Estado da Produção Rural, deputado Eron Bezerra salienta que todas essas decisões foram tomadas a partir de um planejamento cuidadoso estabelecido em parceira com o Mapa e diversas entidades envolvidas com a pecuária no Amazonas. ''Essas discussões foram iniciadas no início do ano, em uma reunião que envolveu os governos de todos os estados do norte e culminaram em uma reunião de avaliação e definição de estratégias realizada na semana passada'', afirma o secretário.
 
''Alcançar o status de área livre de febre aftosa com vacinação não é uma conquista feita do dia pra noite. É um processo que passa por treinamento de pessoal, aquisição de equipamentos, recebimento de recursos federais e até mesmo a realização de um concurso público para o setor. E tudo isso já está sendo providenciado para que, na data proposta pelo Mapa, ou seja, no máximo no começo de 2010, o Amazonas possa estar   livre dessa doença” conclui   o secretário.