Paes é alertado sobre urgência de tratar o lixo para evitar epidemia de dengue

O Instituto Mobilidade e Ambiente Brasil, formado por especialistas em gestão ambiental e do lixo urbano, já alertou o Prefeito eleito do Rio, Eduardo Paes, sobre a urgência de ainda no processo de transição do governo serem adotadas medidas preventivas e

Os técnicos indicam diversas medidas que podem ser adotadas pelo futuro Prefeito, com destaque para uma vigorosa campanha de educação ambiental sanitária com mobilização da sociedade civil, das mais de 1.100 escolas municipais, equipes de postos de saúde, de lonas culturais entre outras instituições públicas e privadas.



Segundo os técnicos, está pronto na Comlurb um Edital de licitação para construção
do Ecopolo Energético do Caju, utilizando as instalações e equipamentos da
antiga Usina de Lixo, que está praticamente abandonada e sem uso. A obra consumiu cerca de R$ 24 milhões e pode tratar 30% da matéria orgânica do lixo carioca.



O volume de lixo gerado diariamente na cidade, 10 mil toneladas por dia, tem potencial para atender mais oito Ecopolos menores a serem construídos de forma descentralizada em algumas regiões da cidade e em parceria, via Consórcio Intermunicipal, com as prefeituras de Seropédica, Magé, Duque de Caxias, Nova Iguaçu.