Previdência privada é ineficaz, declara Cristina Kirchner
A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, defendeu nesta quarta-feira (29) a estatização das Administradoras de Fundos de Aposentadoria e Pensão (AFJPs) ao afirmar que o sistema privado é “ineficiente e ineficaz”.
Publicado 29/10/2008 18:43
A presidente afirmou que a estatização se deu, principalmente, “em defesa de nossos aposentados e pensionados”, porque “a aposentadoria não pode nem deve ser um negócio”.
“O sistema privado 'investiu' 3,7 bilhões de pesos no mercado futuro. Esses mesmos mercados que hoje desestabilizam a economia mundial”, escreveu Cristina, em uma coluna de opinião do jornal La Carta de Mar del Plata.
A presidente lamentou o paradoxo que os “analistas locais cometem ao verem a intervenção estatal em países desenvolvidos de um jeito e a intervenção estatal na Argentina de outro”.
“Quando os americanos, franceses, ou alemães nacionalizam bancos, seguradoras ou dívidas privadas, são 'resgates'. Já em nosso país é 'estatismo nostálgico'”, declarou.
As AFJPs foram criadas em 1994 pelo ex-presidente argentino Carlos Menem (1989-1999) e seu então ministro da Economia, Domingo Cavallo.