Sem categoria

Cuba vê Obama 'construtivo' e McCain 'dinossauro'

O candidato democrata à Casa Branca, Barack Obama, tem uma posição mais “construtiva” com relação a Cuba do que seu rival John McCain, um “dinossauro político”, disse na o chanceler da ilha revolucionária, Felipe Pérez Roque.

Em entrevista à CNN Em Espanhol, Pérez Roque disse que Cuba não torce por nenhum candidato na eleição de terça-feira (4/11) próxima.


 


Mas afirmou que “o sr. Obama tem sido mais respeitoso em declarações sobre Cuba, inclusive estaria disposto a se sentar (para dialogar) sem pré-condições”.


 


Obama, que lidera as pesquisas, diz estar disposto também a flexibilizar restrições de viagem e o envio de remessas para Cuba, lembrou Pérez Roque.


 


McCain, por sua vez, disse na quarta-feira em Miami, reduto da direita fascista cubana, que só conversará com Havana no dia em que não houver mais “presos políticos” na ilha.


 


“As palavras de McCain me repugnam. Lembram um dinossauro político repetindo idéias gastas e mensagens vazias”, afirmou o ministro.


 


“Cuba sabe que, seja quem for o próximo presidente dos Estados Unidos, terá que se deparar com a retificação de uma política injusta e ilegal contra Cuba”, disse Pérez Roque.


 


Pérez Roque disse que a rejeição quase unânime que a Assembléia Geral da ONU manifestou ao embargo dos Estados Unidos à ilha “envia um claro sinal” ao próximo ocupante da Casa Branca.


 


“Acho que (este) é um dia importante e lança uma clara mensagem ao próximo Governo dos Estados Unidos, no sentido de que a comunidade internacional espera que (os EUA) retifiquem esta política absurda e ilegal”, declarou o chanceler cubano.