PIB trimestral dos EUA tem maior queda em sete anos
O PIB (Produto Interno Bruto) dos Estados Unidos caiu 0,3% no terceiro trimestre deste ano, em taxa anualizada, na maior queda em sete anos, informou nesta quinta-feira (30) o Departamento do Comércio norte-americano.
Publicado 30/10/2008 11:55
O resultado negativo foi puxado pelos gastos do consumidor, que teve a maior redução em quase três décadas.
Muitos analistas esperavam uma retração um pouco maior do PIB, em torno de 0,5%. O dado é preliminar e passará por duas revisões. No segundo trimestre, a economia norte-americana havia crescido 2,8%.
A despesa dos consumidores, que nos EUA representa mais de dois terços do PIB, caiu 3,1%, sendo a primeira redução em 17 anos e a maior em 28 anos. O investimento empresarial reduziu 1%, após a alta de 2,5% no segundo trimestre, marcando a primeira queda desde o fim de 2006.
O investimento empresarial sofreu redução de 1,0%, após a alta de 2,5% no segundo trimestre, marcando a primeira queda desde o fim de 2006.
O relatório oficial mostrou, ainda, que as vendas finais domésticas caíram 1,8%. A renda ajustada pela inflação, e depois do pagamento de impostos, caiu nesse trimestre 8,7%, a maior diminuição trimestral desde 1947, acrescentou o relatório.
Da redação, com agências