Sem categoria

Equador nada perde com saída dos EUA de Manta, diz Correa

O presidente do Equador, Rafael Correa, assegurou no último sábado (1º) que não perderá nada com a saída de militares americanos da base aérea de Manta, no oeste do país, onde o narcotráfico é combatido.

Em seu relatório semanal de rádio, Correa frisou que dos recentes dados sobre 81 assassinatos em Manta, oito respondem a “delinqüência comum” e os restantes a grupos organizados basicamente vinculados ao narcotráfico.



Correa questionou, por isso, o trabalho do centro de operações americano na base de Manta. “Estão controlando o resto da América, mas em Manta há mais tráfico de drogas e mais mortes e crimes por tráficos de droga do que nunca”, destacou.



“Essas são as farsas que vivemos. Não vamos perder absolutamente nada quando acabar a base americana de Manta”, disse Correa, ao lembrar que escutou rumores de que quando os militares americanos saírem haverá uma alta do narcotráfico.



“Que paradoxo!”, disse Correa ao reiterar que “Manta, a cidade onde está a base aérea norte-americana para o controle do narcotráfico, é a que tem mais mortes por guerra de narcotráfico”.



O convênio entre Quito e Washington sobre a base de Manta, assinado em 1999, acaba no próximo ano e o governo do Equador já disse que não o renovará. Correa pediu aos habitantes de Manta que não se preocupem porque o governo saberá manter a segurança na cidade.



Fonte: Efe