Tânia destaca reunião da bancada com prefeitos e governador
O Governo do Estado vai potencializar os investimentos a serem feitos em Sergipe, a partir do orçamento de 2009. A informação foi dada hoje (3) pela deputada estadual Tânia Soares, PCdoB, ao fazer um relato de sua ida a Brasília, no dia 29 de outubro, ond
Publicado 03/11/2008 19:49 | Editado 04/03/2020 17:20
“Foi um encontro importante, nunca ocorrido em outros tempos. Antigamente a bancada decidia de forma fechada e os prefeitos só conheciam depois”, disse a parlamentar, referindo-se ao orçamento 2009. Ela lembrou que ocorreram várias discussões, que só terminaram à noite. Primeiro encontro com foi com os parlamentares de forma individual e no início da noite uma reunião com toda bancada e o governador. “O auditório foi pequeno, porque não coube a grande quantidade dos prefeitos”, observou.
Tânia Soares ressaltou que os investimentos estruturais a serem feitos em Sergipe já têm a concordância da bancada. “Conseguimos algumas obras, com mudanças que fizemos no orçamento” ressaltou. Durante o encontro em Brasília, o governador Marcelo Déda disse que “a iniciativa mostrou uma completa acessibilidade da bancada aos novos prefeitos como forma de garantir ainda mais recursos para Sergipe através das emendas individuais dos parlamentares”. Este tipo de emenda pode garantir recursos federais diretamente aos municípios.
Das 15 emendas coletivas, 14 serão exclusivamente voltadas para os interesses estaduais, enquanto uma emenda é definida em audiência pública e atende à microrregião, no caso, Bahia, Alagoas e Sergipe. Tradicionalmente, por entendimento entre a bancada federal e o Governo de Sergipe, cabe ao governador, ao prefeito da capital e ao reitor da Universidade Federal de Sergipe apontar uma emenda, cada um. Todas as emendas restantes são definidas pelos oito deputados federais e pelos três senadores.
Sintrase
Além da reunião ocorrida em Brasília, Tânia Soares lembrou, durante o pequeno expediente da Assembléia Legislativa, que, recentemente, o secretário de Educação, José Fernandes Lima, recebeu a diretoria do Sintrase (Sindicato dos Trabalhadores de Sergipe) para discutir a implementação do plano de cargos e salários da categoria. “Pela primeira vez na história de Sergipe o secretário senta para discutir um plano para categoria. O servidor administrativo também educa”, afirmou.