Crianças da comunidade Maravilha lançam livro com seus olhares sobre o ECA

Livro de fotografias tiradas com latas é apoiado pelos Editais da Cultura 2007, na categoria Fotografia

O Estatuto da Criança e do Adolescente sob o olhar das crianças. Esse é o foco do livro “As 5 Maravilhas”, que será lançado hoje, dia 18, às 19 horas, dentro da programação da VIII Bienal do Livro, em Fortaleza. Realizado pela organização da sociedade civil Casas da Convivência Familiar (CCFs), o livro é fruto dos Editais da Cultura 2007, categoria Fotografia, uma política cultural da Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor).


 


“As 5 Maravilhas” é uma livre interpretação do ECA, reúne em livro o resultado do projeto Clica Maravilha, que já foi apresentado na exposição coletiva MaraviLhATA e lança luz sobre a produção fotográfica de cerca de 40 crianças da comunidade Maravilha.


 


Os pequenos fotógrafos, estudantes da Escola Municipal Padre Amorim, utilizaram a técnica pinhole (buraco de agulha) para registrar sua comunidade e seus direitos, conectando três linguagens: o desenho, a imagem fotográfica e o texto. Além de aprenderem a mais antiga forma de fotografar, as crianças foram estimuladas a perceber a implementação, ou não, do ECA na sua comunidade, encravada num dos bairros mais tradicionais da cidade, o Bairro de Fátima.


 


As legendas foram criadas em rodas de conversas das crianças e autores e atores das fotos. À frente do projeto, a fotógrafa Francesca Nocivelli. “Eles fizeram desenhos inicialmente, porque não conseguiam traduzir os direitos em fotos. Depois transportaram a idéia para a foto. Só então fizeram os textos”, diz Francesca, que é voluntária das CCFs desde 2001, doutora em Arquitetura na Itália e formada em fotografia em Paris.


 


O livro “As 5 Maravilhas” é um dos selecionados pelos Editais da Cultura 2007 (categoria Fotografia), para os quais foram investidos mais de R$ 3.220.000, divididos de maneira eqüitativa entre 154 projetos contemplados nas áreas de teatro, circo, dança, audiovisual, artes visuais, literatura, fotografia, mídias digitais, cultura tradicional popular, pontos de cultura, cultura e pensamento e abertura de acervos privados para uso público – o que vem garantindo a democratização dos recursos públicos investidos em Cultura e a transparência na destinação do bolo orçamentário.


 


Após o lançamento, a obra será distribuída em todas as escolas municipais e bibliotecas públicas de Fortaleza. Seu download gratuito está disponível no site www.ccfs.org.br


 


Serviço



Lançamento do livro “As 5 Maravilhas”. Hoje, dia 18, às 19 horas, no Centro de Convenções Edson Queiroz, bloco F (superior), dentro da programação da VIII Bienal do Livro.



Fonte: Assessoria de Imprensa da Secultfor