Sem categoria

Maior encontro internacional de comunistas começa hoje em SP

Tem início hoje, dia 21, o 10º Encontro Internacional de Partidos Comunistas e Operários. Trata-se do maior evento de nível mundial já realizado sob os cuidados do PCdoB, anfitrião desta edição de 2008. A grande maioria das delegações convidadas já se encontra em São Paulo, cidade que será palco, até domingo (23) do mais importante fórum de debates dos partidos comunistas de todo o mundo.

Ao todo, aproximadamente 70 partidos estarão presentes. O contexto mundial de crise financeira será uma das bases das discussões. Diante de mais um sinal da inviabilidade do sistema capitalista, a alternativa socialista ganha novo fôlego e torna-se essencial o ponto de vista crítico dos comunistas calcado na visão marxista. “Ao denunciar o capitalismo e a burguesia monopolista e ao chamar os trabalhadores à luta, os partidos estarão contribuindo de maneira decisiva para uma real mudança nos rumos internacionais”, avalia José Reinaldo Carvalho, secretário de Relações Internacionais do PCdoB.

Por outro lado, o encontro ganha ares renovadores especialmente por ocorrer na América Latina, palco de novas experiências progressistas e de esquerda que podem abrir caminhos concretos para a construção da via socialista. Terminado o encontro, deverão ser aprovados documentos sobre a crise, em apoio às experiências latino-americanas e um documento geral sobre o encontro. No domingo também deverá ser conhecida a indicação de qual poderá ser o país a sediar o próximo encontro, em 2010.

Mensagem de Lula
Também nesta sexta-feira, às 11h30, numa coletiva de imprensa, o presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, fará uma intervenção com a opinião do partido sobre a crise e a situação internacional. Na ocasião, será também apresentada à imprensa uma carta com uma manifestação do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sobre o 10º Encontro Internacional de Partidos Comunistas e Operários.

Na mídia
O evento tem despertado atenção em diversos meios de comunicação. Foi noticiado por veículos ligados à esquerda – como Carta Maior, Brasil de Fato, Avante!  (do PC Português); sites de revistas – como CartaCapital; de jornalistas – como Rodrigo Viana e mesmo páginas da mídia hegmônica, como G1, Correio Braziliense, Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo.

Na avaliação do dirigente brasileiro, o interesse geral despertado pelo encontro deve-se ao fato de se ter, pela primeira vez no continente e num momento atual – de questionamento dos ditames neoliberais – um encontro dessa magnitude. As conclusões que sairão do encontro, disse Carvalho, “certamente são aguardadas tanto pelos que apóiam quanto pelos que se opõem aos comunistas. O fato é que não se pode ignorar a influência que os partidos comunistas têm”.

Ato público
O encontro é fechado e focado nas discussões entre os dirigentes partidários. E, além do debate, reuniões bilaterais acontecerão entre as organizações a fim de se estreitar os laços e ajudar no desenvolvimento de ações conjuntas. Porém, como forma de abrir ao público parte do evento e permitir que os convidados tenham um contato mais direto com militantes da esquerda nacional e com o povo brasileiro, o PCdoB organizou um ato em solidariedade à América Latina.

O evento aberto ao público está marcado para às 18h do dia 22 e acontece na quadra do Sindicato dos Bancários, rua Tabatinguera, 192, próximo à Praça da Sé, em São Paulo.

Ao longo do encontro, o Vermelho trará informações atualizadas, que podem também ser acompanhadas através da página oficial do evento.

De São Paulo,
Priscila Lobregatte