Sobral conquista bronze no Brasileiro de Boxe Olímpico

O município de Sobral começa a entrar definitivamente no circuito dos esportes olímpicos, não apenas por estar construindo sua Vila Olímpica municipal, mas pelos resultados alcançados em alguns esportes pouco comuns na Princesa do Norte, um deles o box

Um projeto com um pequeno grupo de atletas foi iniciado ainda no segundo semestre deste ano, coordenado pelo técnico paulista de boxe radicado em Sobral, Márcio Barbosa. O trabalho contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Sobral obtendo um resultado surpreendente: a conquista de uma medalha de bronze no Campeonato Brasileiro.


 


Segundo Márcio, os jovens sobralenses possuem características diferenciadas. “Identifiquei aqui um farto material humano, tanto pela coragem e quanto pela raça dos jovens, que são fatores essenciais para atletas de alto rendimento”, disse o treinador.


 


Mácio fala com a propriedade de quem já participou de oito eventos de âmbito nacional, o último deles entre os dias 24 e 28 de novembro, em Cuiabá/MT, como técnico do atleta sobralense Tiago França, 19, único cearense no 63º Campeonato Brasileiro de Boxe Olímpico.


 


A participação de Tiago foi marcada pela conquista de uma inédita medalha de bronze. “Essa conquista pode ser atribuída à coragem e dedicação do atleta, e mesmo com o apoio da Prefeitura Municipal de Sobral, através da Secretaria do Esporte e Juventude, e das empresas Ramlive e Posto Flash, ainda há um longo caminho a percorrer e este foi apenas o primeiro passo”, ressalta o professor.


 


Com o bom resultado, Márcio acredita que a partir do próximo ano Sobral poderá fazer um grande trabalho no boxe olímpico, tanto para atletas de alto rendimento, quanto para de inclusão social do esporte para formação de cidadãos, projeto que aliás deve será entregue ao Prefeito Leônidas Cristino ainda este mês.


 


Sobre o atleta


 


Tiago França de Morais, 19, é natural de Sobral e morador do bairro Dom José. Sempre foi um garoto ativo e gostou de esportes. Há dois anos iniciou treinos de kickboxer com equipes locais, quando conheceu o professor Márcio Barbosa e se dedicou inteiramente ao boxe. Para o treinador, o atleta Tiago tem um talento nato que precisa ser lapidado, assim como muitos outros jovens sobralenses.


 


Fonte: Secretaria do Esporte e Juventude de Sobral