Sem categoria

Tragédia: ônibus do MA à 5º Marcha tomba e deixa 2 mortos

Três ônibus da CUT e CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil) partiram de São Luís (MA) nesta segunda-feira (1º/12) rumo à 5º Marcha da Classe Trabalhadora – a se realizar em Brasília nesta quarta (3). Na altura do km 641 da BR 222, trech

(-Veja a lista de passageiros do ônibus acidentado no final da matéria)


 


A tragédia com o ônibus, de placa HXU 5944, registrado no Ceará e da empresa Guanabara, ocorreu por volta das 3h20min desta terça-feira (2), no município de Açailândia, sul do Maranhão.


 


“Estava chovendo muito, de repente o motorista de um dos ônibus perdeu o controle e o veículo derrapou e tombou. Foi tudo muito rápido. Todos desceram para prestar socorro, o que foi determinante para que a situação não fosse ainda mais grave”, relatou ao Vermelho Cláudio Bezerra, dirigente do Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal do Maranhão e da CTB.


 


Os trabalhadores Walber Mota Cardoso, 47 anos, e José Raimundo Azevedo, 51 anos, morreram no local do acidente. Entre os que se encontram em estado grave, está o urbanitário Raimundo Nonato dos Santos Pereira, que teve traumatismo craniano e está em coma na UTI do Hospital Imperatriz, interior do MA.



 
Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF) pelo menos 11 pessoas ficaram feridas. Elas foram levadas para hospitais de Açailândia, Imperatriz e também para o Hospital de São Luís.


 


“Estamos fazendo um grande trabalho conjunto para garantir que os que precisam de atendimento recebam toda atenção necessária. Inclusive fretamos um aero táxi que cuidou do deslocamento de quatro companheiros do local do acidente para o hospital da capital. Todos os demais passageiros sem ferimentos e os outros dois ônibus já voltaram para São Luís”, informou a dirigente estadual da CUT, Jucelina Ramos Vale, ao Vermelho.


 


“Assim que o acidente ocorreu também iniciamos o contato com os familiares dos passageiros do ônibus tombado. Pedimos calma a todos nesse momento. Estamos fazendo tudo que podemos para garantir que a situação não piore ainda mais”, agregou Jucelina.


 


Segundo a cutista, entre os trabalhadores deslocados para o Hospital de São Luís, estão Leocádio Lopes Filho, que levou uma forte pancada no peito e sofre dificuldades para respirar, Maria de Nazaré Fonseca de Matos, ferida gravemente na bacia, e Cleunice Arrais da Silva, que corre o risco de ter o braço amputado devido a um esmagamento por ferragens.


 


A curva da morte


 


Apenas entre esta segunda e terça-feira, a PRF registrou 14 acidentes, com oito mortes e aproximadamente 50 feridos, nas estradas federais do Maranhão. Na BR-135, próximo ao município de Itapecuru-Mirim, duas pessoas morreram. Salomão Araújo, 35 anos, e Thaís Santos Silva, 16 anos.  Em Santa Inês, Cleude Maria Alves da Silva, 50 anos, foi atropelada por um corsa de placas HPE 8444.


 


Em Barão de Grajaú, uma capotagem resultou na morte de mais uma pessoa, cujo nome ainda não foi identificado. Francisco Carlos Gomes Silva morreu em um acidente, na BR-010, próximo à cidade de Açailândia. Em Açailândia, soma-se a estes números a morte dos dois companheiros que rumavam à Brasília.


 


Possivelmente os acidentes registrados pela PRF cruzaram o caminho dos que voltavam a São Luís após o acidente com o ônibus da CUT. “A BR 222 é uma pista fechada e sem acostamento, próximo ao povoado de Córrego Novo. É uma estrada muito perigosa, muito mal conservada. Agora mesmo, quando estávamos saindo de Açailândia para São Luís encontramos pelo menos mais dois trágicos acidentes. Há tempos denunciamos a ‘curva da morte’ aqui no estado”, disse Cláudio.


 


“Existem muitas denuncias por parte dos movimentos sociais sobre a situação das nossas BRs, mas ações concretas para que a situação se normalize ainda não ocorreram. Estamos discutindo o lançamento de uma nota das centrais nas próximas horas que pode enfatizar essas denúncias e pedir providências das autoridades”, agrega Jucelina. De acordo com informações de moradores da região, mais de cem pessoas já faleceram na ‘curva da morte’.


 


José Raimundo Azevedo, a dor da perda


 


José Raimundo Azevedo era servidor da UFMA, onde trabalhava há 32 anos como auxiliar administrativo, e estava lotado na Divisão de Administração Interna-DAI, na Pró-Reitoria de Extensão-Proex. Ele deixa viúva, Célia Maria Santos Azevedo, com quem era casado há 31 anos, e três filhos, sendo uma, menor.


 


Segundo Célia, o marido estava em dúvida se devia ou não fazer a viagem e ela chegou a dizer que se ele não estava sentindo o desejo de ir, que não fosse. Ele saiu de casa por volta das 16 horas na segunda e o aviso do seu falecimento foi feito à família pela PRF.


 


“A princípio, pensei que fosse uma 'brincadeira de mau gosto', mas depois percebi que era uma informação oficial”, lamentou Célia, que aguarda a chegada do corpo do marido. O velório de José Raimundo Azevedo será realizado na casa em que residia: Unidade 103, Rua 4, casa 26- Bairro Cidade Operária, na Capital. A família ainda não divulgou o local do sepultamento.


 


– Veja abaixo a lista dos 39 passageiros:


 


Adriana Cavalcante Andrade
Alcione Pereira Rocha
Antonio Moreira Lima
Claudison Estanislau Góis dos Santos
* Cleunice Arrais da Silva
Fernando Antonio Pereira
Francisco das Chagas Machado
Francisco Martins de Souza
Gecildo Lei de Ferreira
Gedson Costa
Gilberto de Souza Ferreira
Gilvan Pereira de Figueiredo
Grenilda de Jesus Silva Saraiva
Ildene Matos Abreu
Ivote Freitas de Lima
Jania Pereira de Castro
João Raimundo Benevides Neto
+ José Raimundo Azevedo
José Raimundo da Silva da Costa
* Leocádio Lopes Filho
Lídio Roberto Guimarães Roseiro
Luziane Maria da Cruz
* Maria de Nazaré Fonseca de Matos
Maria do Livramento Costa
Maria Iracema Lima Ferreira
Maria Pedrolina Cardoso
Morgênio Cipriano Farias Neto
Neldan do Araújo Oliveira Rocha
Nivaldo Pereira Costa
Raimundo Gomes Neto
Raimundo Nonato da Silva Araújo
* Raimundo Nonato dos Santos Pereira
Ricardo Antonio dos Santos
Rita Maria Costa da Rocha
Rosa Maria Souza Cantenhêde
Susalvino Tadeu Lindoso Viana
Valteiza de Viana Silva Serro
Vera Lucia Laves Pereira
+ Walber Mota Cardoso


 


* Gravemente feridos.
+ Falecido.


 


Por Carla Santos,
com informações de agências